O Supremo Tribunal Federal (STF) seguirá, nesta quinta-feira (3), com o julgamento da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas. A ação discute a letalidade das operações policiais em comunidades do Estado do Rio de Janeiro e busca garantir o respeito aos direitos humanos na política de segurança pública.
A Corte já determinou medidas para reduzir as mortes em operações da Polícia Militar contra o crime organizado na capital fluminense. Na primeira apreciação, em 5 de fevereiro, o relator Edson Fachin propôs a homologação parcial do plano apresentado pelo estado, sugerindo novas iniciativas para aprimorar o controle do uso da força. A decisão deverá sair no mesmo dia.
Movimentos sociais se organizam para acompanhar julgamento
Movimentos sociais de favelas e familiares de vítimas mobilizam-se para acompanhar o julgamento e garantir que suas vozes sejam ouvidas. Sendo assim, A Coalização das Favelas criou uma vaquinha online para levantar recursos e irem até Brasília pressionar o Supremo Tribunal Federal. A vaquinha online está disponível no endereço https://doa.re/7EyE
A expectativa é que o STF reforce a necessidade de ações eficazes para proteger a vida da população e combater os abusos nas operações policiais.