Golpe usa nome da Saraiva para enganar leitores com falsa distribuição de livros gratuitos

Se liga, morador, porque é fake! Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que a livraria Saraiva, que teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo a pedido da

Foto: Reprodução

Se liga, morador, porque é fake! Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que a livraria Saraiva, que teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo a pedido da própria empresa em 2018 e fechou as lojas físicas em 2023, teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente por meio de seu site. A informação é FALSA e trata-se de um golpe.

A fraude ocorre através de um site falso, que se passa pela Saraiva para enganar leitores e roubar dados pessoais. O vídeo mostra um jovem explicando sobre uma suposta pesquisa que premiaria participantes com livros gratuitos. Ao clicar no link divulgado, o usuário é redirecionado para a página onde deve preencher dados como CPF, e-mail, telefone e endereço.

Além disso, o site solicita o pagamento de um frete que pode variar entre R$ 29,83 e R$ 47,94, dependendo da suposta empresa responsável pela entrega. O pagamento, no entanto, é uma estratégia dos criminosos para extorquir dinheiro das vítimas, e os livros nunca são entregues

Esse tipo de golpe já foi denunciado por vários usuários em plataformas como Reclame Aqui, Reddit e Threads. Pessoas relataram ter caído na fraude e pago pelo frete de livros que nunca chegaram.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]