Menina de 16 anos é vítima de racismo no Dom Atacadista da Taquara, zona oeste do Rio

Na delegacia, a mãe ouviu que "não daria em nada" e o caso foi registrado como 'caso atípico'
Nyvia foi constrangida na frente de outros clientes. Foto: Reprodução

A estudante Nyvia, de 16 anos, foi acusada de roubo por conta da cor de sua pele em uma unidade do Dom Atacadista na Taquara. A menina saiu de uma aula e entrou no supermercado com um pacote de biscoito comprado em outro lugar na mão. Ao sair do Dom, ela decidiu guardar o biscoito na mochila e foi abordada pelo segurança.

A mãe Luciana Barreto denúncia que a filha foi pega pelo braço e constrangida na frente de outros clientes. Uma pessoa se pôs enquanto testemunha de defesa de Nyvia no mercado. No entanto, os seguranças exigiram a nota fiscal que comprova a compra do biscoito em outa loja.

Como se não bastasse, Luciana ainda foi desmotivada a denunciar na 32ª DP (Taquara). Um agente disse que “não daria em nada porque não houve crime”. O caso foi registrado como atípico. Depois de uma orientação da Delegacia de Crimes Raciais e Virtuais, a família conseguiu registrar o episódio como racismo.

A menina está com problemas para dormir e se sente culpada pelo ocorrido.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]