Mamãe Noel do Complexo do Alemão leva alegria aos moradores em ponto de ônibus

Vanderléia Silva dos Santos - Foto: Renato Moura
Vanderléia Silva dos Santos - Foto: Renato Moura

Com uma árvore de mais de 8 metros erguida em um dos principais acessos do Alemão, através da união dos moradores, foi anunciado a chegada do natal na comunidade. O mesmo sentimento de solidariedade que moveu todos a colocarem de pé um monumento símbolo do natal, já se faz presente há um bom tempo na região.

Prova disso é a Vanderléia Silva dos Santos, cria do Complexo, que é fiscal das kombis na Grota e exerce também outras funções no seu dia-a-dia para ganhar seu sustento. A Loira, como é mais conhecida na região, é referência de carisma e gentileza pra todos que cruzam seu caminho, cumprimentando todos que passam por seu local de trabalho e com atendimento exemplar aos seus clientes. 

Vanderléia Silva dos Santos – Foto: Renato Moura

Acontece que no fim do ano, quando as épocas festivas chegam, o amor ao próximo de Vanderléia fala mais alto ainda e ela assume um papel um pouco diferente. Ela se torna, a Mamãe Noel do Alemão, distribuindo presentes para os passageiros que diariamente passam por ali e também para aqueles que estão presente no seu dia a dia de trabalho. O que hoje se tornou uma tradição, começou com uma brincadeira, onde a fiscal escolhia um passageiro da Kombi e o presenteava com uma caneca. O tempo foi passando, a brincadeira foi chamando a atenção não só dos passageiros, mas também de todos que passavam pelo local. Vanderléia então teve a iniciativa de buscar uma forma que pudesse presentear não só um passageiro representante por Kombi, mas todos que estavam presentes em sua rotina.

Ela passou a presentear então a todos com uma caneta, porém as vestes vermelhas típicas de natal da mamãe Noel começaram a atrair as crianças que não podiam ficar sem receber uma lembrancinha. “É gratificante você ver o sorriso de uma criança ou de um adulto que às vezes não recebe um carinho. Tem gente que chega perto de mim e começa a desabafar dizendo: poxa nunca vi você triste, e eu respondo: pra que? A vida é tão legal! Então assim, você dar um presente pra uma pessoa e você vê um sorriso todo radiante é tão gratificante, eu queria poder fazer mais.” – Disse Loira.

O gesto de amor e solidariedade, deixou de ser apenas um ato isolado e virou tradição para a fiscal. Agora todo ano quando dezembro se aproxima, Vanderléia já prepara sua roupa e os presentes para que na véspera do Natal consiga se transformar na Mamãe Noel do Alemão e trazer alegria a comunidade. Esse foi o método que ela encontrou para agradecer a vida e a todos que passaram e passam por seu caminho todos os dias. Porém a essência disso tudo sempre esteve presente na fiscal. “Isso já é de mim a muitos anos, no meu primeiro emprego, quando eu tinha 14 anos o meu primeiro salário foi numa época de fim de ano, eu cheguei em casa com uma bolsa grande, minha mãe olhava pra mim e dizia que eu parecia o papai noel, porque levava presente pra todo mundo lá em casa na época de Natal”. – Relatou Vanderléia que através dessa atitude, consegue trazer um clima de amor e bondade a comunidade que esse ano, após a iniciativa dos moradores, agora também tem sua árvore natalina de led. Tudo isso ressalta a mensagem de paz e união que essa época do ano traz, mas principalmente se torna um símbolo de que neste território há pessoas felizes, que têm orgulho de onde vivem e só querem o melhor pro local e para suas famílias.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]