casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

“O projeto nasceu da minha dor”; Conheça o Criando Laços Especiais, ONG que acolhe pessoas com deficiência na Maré

Há 24 anos, o projeto oferece acolhimento a famílias PCDs na favela da Kelson's
Foto: Reprodução

A história do projeto Criando Laços Especiais começa com Ana Paula Ribeiro. Ela é moradora da comunidade Kelson, uma das favelas que compõe o Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, tem 39 anos e é mãe do Felipe Gabriel, autista nível 3 de suporte não verbal.

“O Criando laços nasceu da minha dor, das dificuldades que enfrentei e enfrento sendo mãe atípica e moradora de comunidade”, desabafa.

Atualmente o projeto atua oferecendo psicólogas, psicanálise para os responsáveis das crianças PCDs, psicopedagogia e letramento para os PCDs, festas, passeios externos, cultura e laser. “Hoje, temos cadastrados 95 crianças e jovens PCDs da comunidade. Que auxiliamos e acolhemos, desde o diagnostico”, conta Ana Paula.

O projeto foi criado em 2011, três anos após o diagnóstico de seu filho. Começou na própria casa de Ana Paula, mas hoje já tem um sede alugada, onde acolhe cerca de 350 pessoas que passam diariamente pelo projeto.

Ana Paula conta que no projeto existem muitas mães que são abandonadas pelos companheiros e não conseguem trabalhar. “Elas chegam aqui com depressão e ansiedade e fazemos esse acolhimento”.

Foto: Reprodução

O projeto Criando Laços Especiais não recebe nenhuma ajuda governamental e todas as suas doações são orgânicas. Além de todo o trabalho de acolhimento, o projeto também distribui refeições para os moradores locais em parceria com a ação de cidadania da comunidade.

Para além de tudo o que o projeto proporciona, em abril, mês da conscientização do autismo, o projeto irá promover uma caminha de conscientização na comunidade, além do primeiro congresso sobre autismo dentro de uma favela que tem como propósito principal divulgar o projeto e a causa.

O congresso acontece dia 05 de abril, na Maré e para conhecer melhor o projeto, siga o Criando Laços Especiais nas redes.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]