Os resultados de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta segunda-feira (8). Quem solicitou o pedido dentro do período, pode consultar o resultado no site do participante.
Leia também:
Para saber se foi aprovado, o candidato que solicitou a isenção deverá acessar a Página do Participante. Tenha em mãos os dados de login para acesso.
Caso você não tenha sido contemplado com a isenção da taxa, poderá entrar com um recurso para contestar. É necessário anexar documentos que comprovem que o participante tenha acesso à isenção. O participante poderá entrar com o recurso até sexta-feira (12). O resultado dos recursos sai no dia 19 de maio.
Só tem direito à isenção os participantes que:
- Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
- alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
- cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Se você o participante estava isento no exame em 2022 e não compareceu à prova, será necessário entrar com um recurso. Isso pode ser feito na própria Página do Participante. O candidato deverá fazer a justificativa, anexando um documento que comprove a ausência (como um boletim de ocorrência ou atestado médico).
Isenção não significa inscrição!
Mesmo não precisando pagar a taxa de inscrição do Enem, fique atento aos períodos do exame. As inscrições abrem no dia 5 de junho até o dia 16 do mesmo mês. As provas serão entre aplicadas entre os dias 5 e 12 de novembro..