Estudantes do 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Professor Souza Carneiro, localizada na Penha, na Zona Norte do Rio, se formaram no curso do ‘Projeto Malungas – Laboratório de Narrativas para Estudantes’, nesta quinta-feira (25). As aulas, que tiveram início em 8 de março, englobaram várias atividades formativas, teóricas e práticas sobre as técnicas de comunicação, e suas diferentes linguagens e instrumentos.
O evento desta quinta marca, além da formação dos estudantes, a apresentação do produto final desenvolvido pelos adolescentes da escola: o jornal impresso conhecido como ‘O Carneirão’.
Sophia Kelly, de 14 anos, é do 9º ano e foi uma das alunas que se formou no Malungas. Ela conta que para ela foi uma experiência incrível e que nunca tinha vivido. “Eu trabalhei de várias formas, aprendi várias coisas. Fotografia e divulgação foi o que eu mais gostei”, disse.
Outra aluna, Fernanda Souza, também de 14 anos e cursando o 9º ano, disse que o Malungas aflorou ainda mais seu sentimento pela fotografia. “A aula mais interessante foi nossa ida na Kelsons, tiramos muitas fotos e eu adorei. Eu já gostava muito, mas agora eu amo”, declarou.
“Eu fico particularmente encantada com o comprometimento dos Malungas e das Malungas que embarcaram nesse processo conosco. Me emociona muito o como eles abraçaram o projeto. Eu sou só gratidão por ter feito parte disso junto com meninos e meninas tão especiais que nos escolheram”, desabafou Ivani Dorali, coordenadora pedagógica do Malungas.
O curso é uma parceria entre o Observatório de Favelas com a escola e conta com o financiamento do Instituto Solea.