No Novembro Negro, a Secretaria de estado da Polícia Militar (SEPM), em parceria com a Secretaria de estado de Esporte e Lazer (SEEL) e da Federação de Capoeira do Rio de Janeiro (FECARJ) fez o maior competição de capoeira já incentivado no estado do Rio de Janeiro: a 1ª Copa Geração UPP Capoeira.
A disputa aconteceu no último sábado (09), no Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar (CFED), localizado no bairro de Sulacap, Zona Oeste do Rio. Contou com a participação de 250 capoeiristas, de diferentes faixas etárias e graus, além de um público de aproximadamente 300 pessoas, dentre eles, familiares, amigos e atletas amadores que prestigiaram o evento.
Representando o Coordenador Geral de Polícia Pacificadora, o Assessor de Polícia de Proximidade da CPP, Major Vinícius Oliveira, destacou que o evento foi um sucesso. Segundo o Oficial Superior, a competição reuniu mestres de grupos tradicionais de capoeira e um público expressivo mostrando a importância que essa modalidade possui no esporte e na arte no estado do Rio de Janeiro.
Na avaliação do Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, a capoeira é uma parte vital da nossa cultura, e a 1ª Copa Geração UPP de representa um investimento no futuro dessa modalidade. Ele destacou ainda o alto nível da competição que reuniu grandes atletas de diversos estilos. “Temos a missão de apoiar iniciativas como essa, promovendo cultura e esporte para a população como uma poderosa ferramenta de transformação social”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Geração UPP
O projeto Geração UPP foi lançado em 2009 pela Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), com o apoio da Legião da Boa Vontade. Além do apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a Super Rádio Brasil, Unisuam, Prime Esportes e Boomboxe também têm garantido apoio ao projeto presente em 33 comunidades cariocas.