1ª Copa Geração UPP de Capoeira reúne 550 capoeiristas em celebração à cultura afro-brasileira

Realizado no último final de semana, evento reuniu capoeiristas da Região Metropolitana em competições com premiações e certificados
Geração UPP na 1ª competição de Capoeira. Foto: reprodução/Geração UPP

No Novembro Negro, a Secretaria de estado da Polícia Militar (SEPM), em parceria com a Secretaria de estado de Esporte e Lazer (SEEL) e da Federação de Capoeira do Rio de Janeiro (FECARJ) fez o maior competição de capoeira já incentivado no estado do Rio de Janeiro: a 1ª Copa Geração UPP Capoeira.

A disputa aconteceu no último sábado (09), no Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar (CFED), localizado no bairro de Sulacap, Zona Oeste do Rio. Contou com a participação de 250 capoeiristas, de diferentes faixas etárias e graus, além de um público de aproximadamente 300 pessoas, dentre eles, familiares, amigos e atletas amadores que prestigiaram o evento.

Representando o Coordenador Geral de Polícia Pacificadora, o Assessor de Polícia de Proximidade da CPP, Major Vinícius Oliveira, destacou que o evento foi um sucesso. Segundo o Oficial Superior, a competição reuniu mestres de grupos tradicionais de capoeira e um público expressivo mostrando a importância que essa modalidade possui no esporte e na arte no estado do Rio de Janeiro.

Na avaliação do Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, a capoeira é uma parte vital da nossa cultura, e a 1ª Copa Geração UPP de representa um investimento no futuro dessa modalidade. Ele destacou ainda o alto nível da competição que reuniu grandes atletas de diversos estilos. “Temos a missão de apoiar iniciativas como essa, promovendo cultura e esporte para a população como uma poderosa ferramenta de transformação social”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Geração UPP

O projeto Geração UPP foi lançado em 2009 pela Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), com o apoio da Legião da Boa Vontade. Além do apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a Super Rádio Brasil, Unisuam, Prime Esportes e Boomboxe também têm garantido apoio ao projeto presente em 33 comunidades cariocas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]