Vai ter Baile de Favela e muito Passinho na Disney+.
Ele já é considerado Patrimônio Imaterial do Rio, presente nos bailes funks e agora vai dominar o streaming também. Isso porque a Disney+ Original Production está produzindo uma série brasileira onde o Passinho é o protagonista.
“Passinho: O ritmo dos sonhos” apresentará para o mundo inteiro a dança originária do funk carioca. Nascido nos bailes da favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, o passinho é sucesso com crianças e jovens de diferentes idades. A série tem elenco, direção e produção majoritariamente negra e as gravações já estão rolando.
A plataforma Disney+, que promete ser o lugar ‘onde os sonhos se tornam realidade’ selecionou atores/ bailarinos favelados para compor o elenco. Através da Vanessa Veiga e Junior Vieira, produtores de elenco da série, dançarinos da Companhia Passinho Carioca tiveram a oportunidade de vivenciar esse processo. Eles participaram de audições, oficina de atuação e preparação de elenco na Arena Carioca Dicró, no bairro da Penha, Zona Norte do Rio.
“Para mim, como diretor de uma companhia que está alcançando essa visibilidade dessa maneira é incrível. É muito forte, essa vivencia. E estamos falando da Disney. O que é a Disney para nós que viemos de favelas? Estamos acostumados a ver a Disney contando histórias de princesas, bem diferente da nossa histórias. E a gente fazendo parte de uma serie que vai contar a historia do movimento do passinho, que se originalizou nas favelas do Rio com pessoas das próprias favelas fazendo arte desse pertencimento é um processo de construção dessa mudança. Para mim é muito significativo”, conta Thiago de Paula, diretor da Companhia Passinho Carioca.
A série será toda ambientalizada no Rio de Janeiro, em uma escola do subúrbio carioca. Entretanto, as gravações aconteceram em São Paulo. O diretor da Companhia, que pôde acompanhar de perto as gravações, também auxiliou na escolha do elenco. E um dos escolhidos foi o dançarino VN Rodrigues, que além de integrar o elenco acabou se tornando coreografo da série. Ele conta que se envolveu no processo de preparação em 2022 e que foi convidado para ser coreógrafo de passinho e fazer toda a preparação dos atores. Ele também ganhou um personagem, Breno. “Foi um processo incrível e magnífico. Foi um grande aprendizado estar com diretores, fazer as modificações que eles pediam. Eu escutava e aprendia muito. Foi um processo extenso de quase seis meses, de novembro até abril”, explica o dançarino e coreógrafo.
Dirigido por Jéssica Queiroz e Marton Olympio, a série conta a história de Mercedes (Giulie Oliveira), filha de bailarinos e apaixonados por dança, que tem o sonho de mostrar seu talento no Duelo do Passinho, uma competição interescolar que acontece no Rio de Janeiro. Com sete episódios de 30 minutos cada, a série promete uma imersão do público no mundo do funk e dança. “Passinho: O Ritmo dos Sonhos” ainda não tem data prevista de estreia.