Texto: Beatriz Diniz
Calor insuportável, né? O calorão na cidade do Rio rende memes, mas né brincadeira não. Criançada sofre pra caramba: brotoejas, mais irritação, desidratação. E é pras crianças a dica do Voz Ecoa nesse Verão quente pra dedéu. Bora refrescar!
A melhor bebida pra gente saciar a sede e enfrentar o calor é água. Água purinha é o que sempre sacia a sede e hidrata o corpo. Então, é água o que a gente mais tem que beber e dar pras crianças beberem.
Além de beber bastante e dar bastante água pras crianças nesses dias de calorão, a gente tem que se ligar que refrigerantes, refrescos de guaraná e refrescos em pó não acabam com a sede e nem hidratam, porque têm muito açúcar. Todas essas bebidas são uma injeção de açúcar nas crianças.
Açúcar é uma importante fonte de energia pro corpo. Só que açúcar demais pode causar vários problemas pra saúde das crianças. Calor dá sede, dá vontade de tomar bebidas geladas, o corpo pede. Refrigerantes, refrescos de guaraná e refrescos em pó só dão pro corpo açúcar, açúcar, açúcar e mais açúcar (aliás, por isso são chamadas de bebidas açucaradas). A sede vai continuar. O corpo não vai ter a sede saciada e vai continuar pedindo hidratação.
Mas como hidratar as crianças nesse calorão sem encher elas de açúcar?
Essa é a dica do Voz Ecoa: hidratar as crianças sem encher elas de açúcar, fazendo seus próprios refrescos mais saudáveis e naturais! A gente aproveita o poder de hidratação da água, faz frutas e polpas de frutas renderem mais e deixa de enricar os donos das marcas de bebidas açucaradas (cheias de substâncias químicas, com sabor, aroma e cor artificiais).
Refresco é o suco da fruta diluído em água. É uma bebida com mais água do que suco. E ter mais água é o que faz do refresco uma bebida perfeita pras crianças nesse calorão: hidratante, nutritivo, fácil de fazer, econômico e com gostinho e açúcar naturais da fruta.
Uma laranja que você espreme em um litro de água já é um ótimo refresco pra criançada, por causa das vantagens de ter a vitamina C e açúcar naturais da fruta e de você poder adoçar sem exagerar no açúcar. Fazer uma laranjada não demora 5 minutos e nem precisa de espremedor, dá pra espremer a laranja direto na água.
É o que faz a Maria de Lourdes pra filhota Marianna, de 4 anos. Conheci as duas no ponto de ônibus, Marianna tava bebendo um refresco de guaraná. Puxei assunto falando que tava escrevendo pro Voz das Comunidades sobre aliviar o calor da criançada nesse calorão. Lourdes, então, me contou que em casa ela só faz refrescos naturais e que, assim, bebidas açucaradas, como refrigerante e refresco de guaraná, acabam sendo menos consumidas, apenas quando tão na rua ou comem pizza. Foi só falar da laranjada que a Marianna logo mostrou como ama esses refrescos que a mãe prepara super ciente de que tá hidratando a filha.
Polpa de frutas congeladas também rende refrescos nutritivos. É só fazer o suco e separar uma parte do suco pra fazer o refresco. Frutas e polpas fazem do refresco uma bebida saudável e natural.
O que também dá um refresco saudável e natural é o suco de uva integral. Vale aproveitar quando tem promoção no mercado. É muito forte, então, rende muito refresco.
Já os sucos concentrados de polpa de fruta não são adoçados, mas têm substâncias artificiais (como conservantes). Por isso é importante olhar os rótulos, pra escolher a marca com maior quantidade de polpa. Refresco de sucos concentrados é prático, saboroso e é mais saudável do que refresco em pó, tanto por ter polpa de fruta quanto porque a gente pode adoçar sem exagerar no açúcar.
E um jeito prático e gostoso de hidratar a criançada com refrescos é congelar em formas de gelo e botar os gelinhos de refresco no copo de água.
Água é o principal ingrediente pra refrescar no calorão
Ah, e se você achava que refresco não é tão bom quanto suco de fruta, pode esquecer isso. O suco concentra os nutrientes das frutas. Já o refresco é bom exatamente por ter muita água e ser nutritivo quando é feito de frutas ou polpas. No calorão, refresco saudável pras crianças tem o efeito de hidratar mais, de dar mais água ao corpo.
Calor mexe com a gente por dentro, sabia? A gente fica incomodada, desconfortável, porque o calor obriga o corpo a reagir. O corpo da gente sente que tá esquentando muito e vai fazendo mudanças pra se defender do calor. Esse esforço pra equilibrar a temperatura do corpo afeta até o humor da gente.
Então, sim! A gente fica com menos paciência e mais irritação no calor. E precisa lembrar disso pra segurar a onda e também pra segurar a onda das crianças. Tá geral na mesma sauna. Só que as crianças são, sacomé, seres novinhos, em formação, não sabem tudo que a gente pode saber. A gente tem que ajudar. E, na boa, no caso do calor, ajudar as crianças a não ficaram tão irritadas é um alívio pra qualquer adulto.
O mês de janeiro de 2019 teve temperatura média 4.9 graus acima da média normal pro período na cidade do Rio. O verão tá mais quente aqui e em outras capitais brasileiras também. O aumento da temperatura é no mundo todo, os últimos anos são os mais quentes já registrados desde 1880. A gente precisa se adaptar. Como não dá pra fazer as crianças beberem só água, abusar dos refrescos mais saudáveis e naturais garante parte da hidratação necessária no calorão.
Pra saber mais o estresse que o calor provoca no corpo e na mente da gente, clica aqui e acessa a reportagem do Jornal Nacional Verão intenso provoca estresse térmico e deixa pessoas mais irritadas e impacientes.