A primeira feira de culinária de favela está de volta. Em sua 2ª edição, a Favela Gastronômica vai acontecer nos dias 12 e 13 de abril a partir das 11h na Praça de Inhaúma, Zona Norte do Rio. Com o slogan ‘Onde ser cria tem um sabor diferente’, a feira promete um espaço quatro vezes maior que o da 1ª edição, muito mais atrações e pratos diferenciados.
O evento, realizado pela ONG Voz das Comunidades, que também promove iniciativas como o Arraiá do Alemão e o bloco Carnavoz, tem como objetivo impulsionar o comércio local e expandir seu impacto para outras favelas, valorizando a economia criativa e a gastronomia periférica.


Nesta edição, 20 empreendedores gastronômicos apresentarão pratos que refletem a autenticidade e a diversidade da culinária das favelas e cada prato terá o preço único de R$ 20.
Além de uma grande variedade de pratos, esse ano o evento terá o Cozinha Show, um espaço onde chefs renomados ensinarão receitas e técnicas ao vivo, proporcionando uma experiência interativa e educativa ao público.
E é claro que tudo isso precisa vir acompanhado de boa música. Nesta edição será montada uma roda de samba em um palco 360° que irá garantir a animação enquanto o público degusta as delícias da feira. Os
shows ficarão por conta de Leandro Sapucahy, Marquinhos Sensação, Renan Oliveira e da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Durante os intervalos, DJs comandarão o som, mantendo a energia lá em cima.
Em sua última edição, a feira movimentou cerca de 300 mil reais na economia local no Complexo do Alemão. Em dois dias de evento, passaram por lá mais de 8 mil pessoas e cerca de 5 mil pratos foram vendidos.

Com um espaço maior, a Favela Gastronômica 2025 chega com mais conforto e estrutura, consolidando-se como um evento essencial para valorizar o comércio local e conectar diferentes favelas através da gastronomia e da cultura.