Em visita ao Morro do Adeus, Claudio Castro promete entrega do Teleférico do Alemão até o fim do ano

Claudio Castro também falou sobre os investimentos de retomada do serviço
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Produção: Nathália da Silva

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, esteve no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, na manhã desta quinta-feira (3), para falar sobre a retomada do Teleférico do Alemão. Durante o evento, realizado na estação da comunidade, Castro afirmou que a entrega do sistema de transporte acontecerá até o final do ano.

Já foi pago pelo Estado 105 milhões de reais só em cabos. E tem mais em torno de 5 milhões para toda a questão de instalação, teste, implantação, que já vai ser pago agora também, ao longo dos dois próximos meses”, declarou o governador. Segundo ele, uma empresa especializada já está sendo contratada para a instalação dos sete quilômetros de cabos necessários para a reativação do teleférico. Além disso, a entrega das estações está prevista para maio deste ano. “São sete meses só de instalação de cabos. Ainda temos que fazer testes e tudo. As obras físicas das estações vão estar todas prontas mês que vem. Isso aí é a garantia nossa”, afirmou.

O ativista e CEO do Voz das Comunidades, Rene Silva, também estava no evento e reforçou a importância da reativação do teleférico para os moradores. “É algo que a comunidade está esperando há muito tempo. A nossa grande expectativa com a volta do teleférico é que essas salas, esses espaços que têm aqui dentro, possam ser ocupados com atividades culturais e sociais para a comunidade”, disse.

Volta do teleférico é esperada há muito tempo

O Teleférico do Complexo do Alemão nunca deixou de ser pauta do Voz das Comunidades. Inaugurado em 2011, o modal atendia toda a comunidade do CPX, distribuindo entre seis estações: Morro do Adeus, Bonsucesso, Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé, Palmeiras. O serviço foi encerrado em 2016 e desde então, obras de revitalização estão em processo, entretanto, a demora na conclusão tem incomodado moradores que utilizavam o serviço.

Teleférico_do_Alemão
Foto: Marlon Soares / Acervo Voz das Comunidades

Além do transporte, as estações serviam como base para atividades culturais e serviços para a comunidade. Com a obra parada, esses serviços acabaram sendo encerrados.

Enquanto a obra do Complexo do Alemão permanecia parada, o Teleférico da Providencia, após oito anos, voltou a operar. Administrado pela Prefeitura do Rio, o teleférico da Providencia é dividido em estações, que ligam a Central do Brasil, o próprio Morro da Providência e a região da Gamboa, próximo à Cidade do Samba.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]