A operação do Teleférico da Providência, que liga o alto da comunidade, até a Central do Brasil e ao bairro de Gamboa, no Centro do Rio, foi paralisada, nesta quarta-feira (2), por um conta de vandalismo no local. De acordo com o consórcio, ainda não há prazo para a retomada da atividade.
Segundo a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), a paralisação aconteceu por “motivos de segurança do usuário, pois o Consórcio Rio Providência identificou que o motor de emergência, que substitui o motor principal em caso de necessidade, parou de funcionar por causa de uma depredação”.
Ainda de acordo com a nota divulgada, o Consórcio registrou um boletim de ocorrência. A empresa que opera o teleférico e a CCPar estão avaliando os danos e o prazo necessário para recuperar o equipamento e retornar a operação.
O teleférico foi reinaugurado em abril de 2024 com funcionamento parcial e, desde fevereiro deste ano, funciona com operação total. Atualmente, o teleférico faz cerca de 8 mil viagens diárias e atende principalmente a população que mora na Providência.