Samba e Tradição: Pequena África será palco da Roda de Samba da Cabaça com Terreiro de Crioulo neste domingo (13) 

Samba, dança e atividades infantis movimentam a Casa da Tia Ciata em edição especial com o Terreiro Crioulo
Foto: divulgação.

Todo segundo domingo do mês acontece a tradicional Roda de Samba da Cabaça, promovida pela Casa da Tia Ciata, na Pequena África. Desta vez, o evento, com entrada gratuita, acontece no dia 13 de outubro, a partir das 14h, e traz uma edição especial com a participação do grupo Terreiro de Crioulo, um dos guardiões das tradições culturais afro-brasileiras.

Com sede no Centro Cultural Quinta do Terreiro, em Realengo, o Terreiro de Crioulo é liderado por PH Mocidade e tem uma trajetória marcada pela preservação e celebração de subgêneros fundamentais do samba, como Partido Alto, Samba de Terreiro, Jongo e Maculelê. O grupo é reconhecido por suas colaborações com grandes ícones do samba, como Monarco, Bucy Moreira e Leci Brandão, e pelo seu papel ativo na promoção da cultura antirracista e das raízes africanas que moldaram o samba e a música popular brasileira. 

A Roda de Samba da Cabaça será conduzida pelos músicos oficiais da Casa, sob a liderança de Gracy Moreira, bisneta de Tia Ciata, a matriarca que foi fundamental na formação e consolidação do samba carioca. Gracy, que também é gestora da Casa da Tia Ciata, destaca que receber o Terreiro de Crioulo é uma maneira de reforçar o compromisso com a preservação das raízes africanas e da ancestralidade afro-brasileira, pilares centrais da cultura do samba.

“Aqui, honramos a ancestralidade e mantemos viva a chama da resistência e da cultura afro-brasileira, que Tia Ciata tanto defendeu”, afirma Gracy Moreira. A presença do Terreiro de Crioulo, segundo ela, reafirma o propósito da Casa da Tia Ciata de promover não apenas o samba como música, mas também como uma manifestação cultural mais ampla, que envolve tradição, resistência e memória coletiva.

Além da roda de samba, o evento contará com o Espaço Ciatinha, uma área dedicada às crianças, onde serão oferecidas atividades lúdicas e educativas, proporcionando um ambiente familiar e acolhedor. Também haverá uma feira de empreendedoras locais, incentivando a economia da região.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]