O conjunto de favelas da Maré, localizado na Zona Norte da cidade do Rio, recebeu nesta terça-feira, dia 9, mais uma operação policial. Desta vez, uma moradora foi atingida durante os disparos.
Segundo a Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) esta é a segunda fase da operação Rota Rio, para desarticular uma das principais organizações criminosas atuantes no tráfico ilícito de drogas e na lavagem de capitais. Ao todo, são cumpridos 26 mandados de prisão. Além do Rio, a operação ocorre nos estados do Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, onde há o apoio das polícias civis destes estado.
Segundo relatos, uma moradora foi baleada na perna e foi socorrida pelos policiais. De acordo com informações preliminares, a moradora não se encontra em estado grave e foi encaminhada para o Hospital mais próximo da região.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município do Rio, a Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta terça-feira (9). A CF Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
A Secretaria Municipal de Educação informou que, na região do Complexo da Maré, 22 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. E de acordo com a Secretaria Estadual duas escolas da rede estadual precisaram ser fechadas devido as operações locais.