Após um hiato de 6 anos, entre promessas não cumpridas e total abandono das estruturas, o teleférico do Complexo do Alemão finalmente está em obras de reativação. Os trabalhos iniciaram após visita do governador Cláudio Castro à estação Morro da Baiana, em março.
Com a movimentação de engenheiros na estação Palmeiras, moradores da região se mostraram animados com a possível volta do ‘bondinho’. Luiz Alberto Dias, 51 anos, é guia de turismo e torce muito pela reativação. “Pra mim está sendo uma bênção. Vai trazer muito mais progresso que antes para o Complexo do Alemão”.
Laureana de Oliveira, 36 anos, é natural de Minas Gerais e se mudou para o Complexo do Alemão quando o teleférico recém tinha iniciado as operações. Ela relembrou o movimento de pessoas na estação Palmeiras e como foi conviver todo esse tempo com a estrutura parada. “Para nós, o teleférico era o elefante branco. Não tinha utilidade para nada. Mas, agora com as obras, a gente fica feliz em saber que tem utilidade. É bom saber que estão se importando com a gente, pois passamos um bom tempo aqui ouvindo promessas”.
O teleférico do Alemão começou a funcionar em 2011, atraindo muitos turistas para o complexo. Um mês depois das Olimpíadas de 2016, o serviço fechou para manutenção, mas nunca mais abriu. Além do transporte, estações como Palmeiras ofereciam serviços de saúde, lazer e educação para a comunidade. Segundo a assessoria de imprensa do Estado do Rio de Janeiro, as estações Baiana e Bonsucesso também passam por manutenção. As obras estão previstas para finalizar em dezembro deste ano (primeira etapa) e o orçamento é de R$ 18 milhões de reais.