A COP 27 é o maior evento que trata de mudanças climáticas do planeta. Ocorrendo no Egito, a conferência conta com a participação de líderes mundiais e integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). E quem também está participando são moradores de comunidade do Rio de Janeiro.
A turma do LabJaca (Laboratório de dados da comunidade do Jacarézinho) está participando do evento. Eles estão acompanhando os debates que tratam das questões ambientais que prejudicam o planeta. “Para nós, jovens negros, de favela e periferia é muito valioso estar aqui e compartilhar uma visão racializada sobre o impacto das mudanças climáticas com diferentes figuras”, publicaram nas redes sociais. Integrante da comitiva, Thiago Nascimento está registrando os momentos na conferência climática.
Quem também está participando da COP 27 é o Raull Santiago. Morador do Complexo do Alemão e criador do coletivo Papo Reto, o ativista foi ao Egito com o time do PerifaConnection e também está acompanhando as atividades por lá, além de ser um dos conferencistas.
A COP 27 tem sua importância porque é dela que parte análises de vulnerabilidade, capacidades e limites do mundo e da sociedade. Os integrantes de países participantes trocam informações sobre suas respectivas e definem pontos centrais para implementação do Acordo de Paris. Este que, por sua vez, é um tratado internacional sobre mudanças climáticas.