As ocorrências de faltas de luz constantes voltaram à assombrar moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro, sobretudo nas favelas. Na última segunda-feira (15), já estava faltando energia na Ilha do Governador entre o meio da tarde e início da noite. Na terça, a falta de luz atingiu outras comunidades como Morro dos Macacos, Complexo do Chapadão e Cascatinha, na Penha. O Jacarezinho também enfrentava falta de energia.
Sem luz… E com o calor, fica ainda mais difícil
A ‘delícia do verão’ cantada por Marina Sena vem se tornando uma dor de cabeça para enfrentar as altas temperaturas, principalmente pela falta de energia. Na noite da terça-feira, a cidade registrava 30ºC por volta das 23h e, sem energia, “está terrível para dormir”, relataram moradores nas redes sociais.
Cadê a Light?
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Light para verificar a situação relatada por moradores, mas a concessionária não respondeu o contato. Contudo, ao conceder entrevista à CBN Rio na manhã desta quarta-feira, o presidente da Light, Carlos Vinicius de Sá Roriz, comentou as quedas de energia.
- Sobre as quedas de energia na Ilha do Governador, o presidente da concessionária comentou que a região é alimentada por duas alimentadoras, sendo uma principal e outra de contingência e ambas estão passando por falhas. Ele afirmou que uma equipe foi até o local verificar o problema e identificou que será necessário a substituição de uma série das fases que alimentam a ilha. O problema foi identificado em 2023. O presidente afirmou que concessionária já trabalha na resolução do problema.
- Questionado se a Light ressarcirá pessoas que perderam algum eletrônico ou eletrodoméstico dentro de casa, Vinicius afirmou que “tudo que for feito dentro da regra regulatória e que cobre esse tipo de situação, a Light vai fazer”.
- O presidente da concessionária pediu ajuda da comunidade, “de usar a energia de forma consciente”.
Confira a entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (17):