Com vista para a Pedra da Gávea e a poucos metros da Praia de São Conrado, a quadra coberta do Complexo Esportivo da Rocinha foi palco do lançamento da segunda edição do Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (PISTA). O evento reuniu autoridades, empreendedores e ativistas, e contou com a presença do governador Cláudio Castro.
Criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o PISTA é um edital voltado ao fomento de projetos comunitários nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. A iniciativa já apoiou projetos como o Sabão do Morro e Carteiros da Comunidade, ambos da Rocinha. Agora, a novidade é a expansão do edital para outras favelas – como Complexo do Alemão, Maré e Cidade de Deus – e também para Petrópolis, por ser a maior área de risco geológico do estado.
Com um valor previsto de até R$ 42 milhões, o novo edital vai destinar até R$ 300 mil por projeto. “Todo projeto atendido pelo edital é da própria comunidade e retorna para ela. O Sabão do Morro, por exemplo, é feito com óleo usado e ajuda a limpar a água”, destacou o governador Cláudio Castro.

Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades
Além de apoiar financeiramente os projetos, o PISTA também promove conexões entre empreendedores e instituições públicas e privadas. A expectativa é que a segunda edição gere ainda mais impacto social, ambiental e econômico, valorizando o protagonismo das favelas e estimulando soluções criativas para desafios locais.