Pesquisar
Close this search box.

Expectativa lá em cima! Arraiá do Alemão movimenta economia local e gera entretenimento a moradores

Barracas oferecidas aos moradores, aumento de demanda de mototaxistas, além de alegria para todo um território.
Arraiá do Alemão em 2023 foi um sucesso de público. Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

40 mil pessoas. Mais R$450 mil movimentados no comércio local de forma direta. Emprego e diversão garantidos. Esses foram os números divulgados pela organização do último Arraiá do Alemão, que aconteceu em 2023 no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.

Para além da importância cultural e do entretenimento oferecido, um evento como esse também proporciona um impacto socioeconômico. Isso porque vários serviços prestados, entre eles barracas montadas, foram oferecidos aos próprios moradores do território. Houve também um aumento na demanda pelos serviços dos mototaxistas nos dias do evento. Entre as comidas mais procuradas, os destaques foram o milho, os caldos, as cocadas, as pipocas, o churrasco e os churros.

Samara Ferreira, de 28 anos, foi uma das selecionadas para montar uma barraca de churros no Arraiá de 2023. Ela conta que só tinha 4 meses do empreendimento e que participar do Arraiá do Alemão foi um divisor de águas na sua carreira. “Foi quando mudou totalmente a nossa vida, ficamos muito conhecidos após o evento, tivemos muitas oportunidades e também muito reconhecimento”, conta a empreendedora que continuará com a sua tenda do churros no Arraiá de 2024.

Tuanny Nascimento, 30 anos, e sua mãe Ana Paula Nascimento, 51 anos, também garantiram uma barraquinha de comidas típicas no Arraiá do Alemão de 2024. “Eu e minha mãe participamos da Feira Gastronômica no Complexo do Alemão e nosso prato, a rabada, ganhou em segundo lugar. Com essa premiação participaremos do Arraiá com uma tenda de caldos e angu”, conta Tuanny.

Ela conta que a Feira Gastronômica foi primeiro evento que a Barraca da Mamys, como é conhecido seu empreendimento, participou no território e que está muito ansiosa para o Arraiá. “Estamos com a expectativa muito alta por conta do sucesso do último evento”.

Não é só os empreendedores que entendem a importância do Arraiá para a favela. Tãnia Hilga, de 62 anos e moradora do CPX do Alemão, conta que foi no Arraiá do Alemão de 2023 e se divertiu muito. “Foi maravilhoso, com atrações muito boas e um entretenimento necessário para a comunidade! Quero voltar esse ano. É de suma importância para o empreendedor favelado eventos como esse, que expõe suas mercadorias e gera rendimentos. Além trazer um pouco de alegria em uma comunidade tão sofrida”, conta a moradora.

O que esperar do ano de 2024? Só saberemos na festa! Então venha para o Arraiá do Alemão de 2024, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, na Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet girişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]