Sábado e domingo (12 e 13), o Rio de Janeiro PAROU para aproveitar muito o evento Favela Gastronômica, que aconteceu na Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A segunda edição do evento organizado pelo Voz das Comunidades, levou 20 empreendedores de culinária de favela para mostrar seus pratos.
E o movimento foi intenso durante os dois dias de evento e isso era nítido com as filas quilométricas que atravessavam o espaço em frente aos estandes dos empreendedores. Por volta das 13h, o Tia Lauzinha era um dos mais movimentados. “No primeiro dia, a gente fez, estouramos as vendas. O que nós achávamos que ia dar, não deu pra todo mundo não. Fomos além das vendas”, relatou Flávia Mesquita, que atendia os clientes no Boteco da Tia Lauzinha, que servia mocotó e outros caldos. “Começamos a operar hoje por volta das 4h da manhã. Nesse horário já tinha mocotó sendo feito pra chegar aqui e servir todo mundo”.

Leia também:
- No 1º dia da Favela Gastronômica, público elogia diversidade de pratos: ‘Nunca provei tanta coisa boa’
- ‘Viva a comida brasileira’: Cozinha Show traz espetáculo da culinária na 2ª edição do Favela Gastronômica 2025
Quem também enfrentou alta movimentação de clientes foi o empreendedor pelo “Mestre em Ação”, Fernando Oliveira. Participando pelo segundo ano consecutivo da Feira Gastronômica, Fernando levou peixe com molho de camarão para o evento e arrancou aplausos em forma de suspiros dos frequentadores.
“É aquele peixe com molhinho de camarão e açafrão e pirão defumado. É sempre sucesso!” comentou ele, que se surpreendeu com as vendas. “Se eu ficasse a noite toda cozinhando, não ia terminar a fila e ia vender muito mais. E graças a Deus, está tudo dando muito certo!”
“Cozinhas nota 10! Empreendedores nota 10! Tudo nota 10!!”
A Cristina Bulhões é faz parte do time expositora Thaisa Nascimento Atêlie. Na edição do Favela Gastronômica de 2024, ela concedeu entrevista ao Voz das Comunidades, falando que “as vendas foram ótimas para tudo mundo. Tudo que a gente trouxe foi embora”. Neste ano, não foi diferente.”Viemos preparadas e, mesmo assim, não conseguimos vencer a demanda! Que bom, né?!”, riu ela. Ela mostrou a geladeira com poucos doces, mas que mais já estavam chegando para preencher a prateleira. “O pessoal está comprando muito. Já estamos trazendo novas unidades, mas já com a certeza de que vai sair tudo”.
Ela também elogiou a estrutura do evento. “Esse ano está sendo melhor ainda. O espaço está maior e isso deixou a gente muito surpreso. Tudo está diferente. Barraca está perfeita, o espaço aqui da praça está perfeito. O palco está perfeito. Está tudo lindo!“
Henrique Hatischpili foi um dos jurados convidados pelo próprio Rene Silva para o concurso de pratos e já adiantou na entrevista. “Eu dei 10 pra todo mundo! Todos os pratos estão incríveis! Estão todos de parabéns.”

Henrique, que tem uma página de humor no Instagram relacionada à culinária e já participou de programas como o de Ana Maria Braga, elogiou a iniciativa do evento. “Sempre tem que ter o Favela Gastronômica. A gente merece isso. A comunidade merece, a população merece, a favela merece isso. Está todo mundo aqui, curtindo e feliz e se alimentando. Obrigado Favela Gastronômica, obrigado Rene Silva e obrigado à produção do evento“.