No 1º dia da Favela Gastronômica, público elogia diversidade de pratos: ‘Nunca provei tanta coisa boa’

Com 20 empreendedores de gastronomia, 2ª edição do evento acontece durante o fim de semana; veja o que disseram!
Diversidade de pratos foi o ponto alto do evento. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Com uma explosão de sabores, a 2ª edição do Favela Gastronômica traz uma verdadeira experiência culinária ao público. O primeiro dia de evento aconteceu neste sábado, 12/04, com 20 empreendedores de gastronomia que trouxeram tempero e diversidade para o evento.

E uma coisa é fato: ser cria tem um sabor diferente! O evento, realizado pelo Voz das Comunidades, proporciona um preço único de R$20 aos mais diversos pratos oferecidos, que vão desde o acarajé, passando pelo arroz de costela e rolando até mesmo angu à baiana bem servido. E o público, é claro, tem saboreado com muito prazer!

Amanda Tocci, de 35 anos, mora em São Paulo e veio ao Rio de Janeiro à passeio. Com a divulgação do evento na televisão, ela decidiu provar a culinária de um verdadeiro cria. E, para ela, não deu outra: o peixe ao molho de camarão, do Mestre em Ação, recebeu o seu selo de aprovação. “Está muito gostoso. Eu nem sou tão fã de peixe, mas peguei para provar e está simplesmente muito saboroso”, comentou.

E ela não foi a única a provar o peixe ao molho de camarão. Dona Zenilda Gouveia, de 63 anos, mora em Cavalcante e veio ao evento pronta para amassar um bom prato. “Está ótimo, muito bom! A gente aproveitou o horário de almoço para vir, mas acabamos estendendo. Agora é hora de provar o acarajé”, destacou.

Amanda Tocci e Zenilda Gouveia provam o peixe ao molho de camarão. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Bruna Monteiro, de 16 anos, é cria de Inhaúma e teve uma experiência gastronômica bem diversa – e garante que tem espaço para mais. “Até agora já provei baião de dois, mocotó, pastel e um açaí. O baião de dois estava muito bem temperado, o açaí foi muito bem servido e o mocotó também. Nunca provei tanta coisa boa, até o final do dia eu quero provar o arroz de costela!”

Cosme Monteiro, de 51 anos, é pai da Bruna e cozinheiro. Como alguém com talento e experiência na cozinha, a aprovação dele sobre o evento foi máxima. “Todos os pratos estavam bem saborosos e bem feitos. O pastel estava muito recheado e muito bom. O evento, além dar visibilidade para a comunidade e para o local em si, faz as pessoas experimentarem novos pratos e terem novas experiências”.

Empreendedores também aprovaram o evento!

E não é somente o público que tem aproveitado o evento. Os empreendedores, que dão vida aos pratos repletos de temperos, também tiraram uma experiência positiva do Favela Gastronômica 2025. Thaisa Nascimento, confeiteira e empreendedora do ‘Thaisa Nascimento Ateliê’, que trouxe seu famoso ovo de pote ao evento, celebrou o sucesso do primeiro dia:

O evento está cheio e bem organizado. A gente consegue atender os clientes e o pessoal sai bem satisfeito, todo mundo comenta”. A recepção do público, para ela, tem sido a melhor parte. “Está a mil, todo mundo está satisfeito, feliz, está muito bom! E com a repercussão de hoje, a gente espera que amanhã seja ainda maior do que hoje”, destacou.

Thaisa Nascimento, do Thaisa Nascimento Ateliê. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Além de Thaisa, no Chez Kimberly, que traz o tempero congolês para o evento, o segundo chef Iago Freitas destacou a importância de trazer a diversidade cultural ao evento: “Diversas pessoas que não conhecem a gastronomia africana estão tendo essa oportunidade. E é muito importante que esse evento traz essa representatividade, provando que a favela está também nos espaços da alta gastronomia, de desenvolvimento e gastronomia“.

Gastronomia africana Congo e Angola Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Eu estou amando ver a reação das pessoas também. É gratificante ver a reação das pessoas que nunca experimentaram, até as pessoas negras que nunca tiveram esse contato“.

Iago Freitas, do Chez Kimberly. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Mas para quem perdeu o primeiro dia, amanhã tem muito mais! O segundo dia de evento acontece no domingo, 13/04, trazendo a oportunidade de viver uma verdadeira experiência gastronômica da favela. Imperdível! Vai perder?

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]