Cozinha Show no Favela Gastronômica 2025. Foto: Vitória Corrêia/Voz das Comunidades
Lotação máxima dentro do Cozinha Show! Neste sábado, primeiro dia da Favela Gastronômica 2025, quatro chefs experientes e os pratos deliciosos encantaram o público, com degustações e preparações ao vivo. O evento, gratuito e idealizado pela ONG Voz das Comunidades, acontece no coração da Zona Norte, na Praça de Inhaúma.
Com a curadoria do professor Breno Cruz, idealizador do projeto Pretonomia, Projeto de Extensão da UFRJ, o Cozinha Show trouxe oito chefs renomados, que, além de compartilharem suas receitas e técnicas, contaram com o auxílio de seis ajudantes para preparar os pratos ao vivo, criando um verdadeiro espetáculo gastronômico. Cada turma tem 40 pessoas, onde é possível aprender, provar e vivenciar a potência da cozinha como ferramenta de transformação. Entre os destaques do primeiro dia do evento estãos os nomes como: Katia Barbosa, Regina Tchelly , Vagner Luiz eBia Quitutes.
Breno Cruz, fundador e professor do Pretonomia, destaca a importância de dois aspectos do Cozinha Show. O primeiro é a questão de gênero, pois as cozinhas profissionais são majoritariamente compostas por homens, e ele acredita ser fundamental incluir seis mulheres em um time de oito chefs, valorizando a presença feminina e o empreendedorismo das mulheres nas favelas. O segundo aspecto é a presença de ex-alunas do Pretonomia, reforçando o compromisso com a formação e o crescimento dessas profissionais.
Breno Cruz, fundador e idealizador do Pretonomia e também, curador do Cozinha Show. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
Hora de Comer
Os cria da Zona Norte do Rio representaram no Cozinha Show! Katia Barbosa, natural de Ramos e o Vagner Luiz, natural do Jacarezinho, brilharam com seus pratos. A chef Katia trouxe o Arroz Maria Isabel, com muita história e memória sertaneja. Enquanto Vagner Luiz levou a Moqueca do Seu Zé em homenagem ao seu avô.
“O famoso Bolinho de Feijoada é cara de pau!”, brinca a chef ao falar sobre seu prato, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Katia levou à aula bom humor e destacou que o mais importante para ela é o impacto que teve na vida das pessoas, inspirando-as a viver de sua culinária. A sensação de pertencimento e o orgulho de ser da comunidade foram fundamentais em sua trajetória. E ela acredita que as pessoas devem valorizar suas origens como fonte de força e identidade.
E deixou um recado. “Vem com verdade, vem com dedicação, vem com coragem, vem com potência, vem com história, vem com memória, que tem lugar para você nesse mundo louco“, incentiva a chef Katia Barbosa.
Anselmo Almeida é agente de saúde, de 41 anos, e diz que é fã da Katia Barbosa. “Então, quando me falaram que ia ter o workshop dela, eu já catei minha mãe e vim. E ela [Katia Barbosa] me fez gostar de arroz parbolizado, e agora, eu vou fazer essa receita que ela deu hoje“, complementa Anselmo que assistiu o Cozinha Show.
Cozinha Show: A chef Katia Barbosa e o Arroz Maria Isabel. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das ComunidadesCozinha Show: A chef Katia Barbosa e o chef Breno Cruz. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das ComunidadesCozinha Show: Anselmo Almeida assistiu a receita do Arroz Maria Isabel. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
O chef Vagner Luiz revela que a grande curiosidade de seu prato é o caju. O ingrediente que era usado por seu avô dentro da cachaça, e agora, se apresenta como parte da Moqueca do Seu Zé com um gosto mais adocicado. A Dona Sônia Regina Gonçalves, de 72 anos, nascida e criada no Morro do Urubu em Pilares, Zona Norte da cidade, compartilha que a experiência de estar no evento é nova e inesquecível. Por ser grátis, é melhor ainda, ao ver uma figura premiada e reconhecida, especialmente por valorizar sua cor. “Essa moqueca tá muito boa. De comer chorando, ou melhor, comer rezando”, conta a Dona Sônia ao desgutar o prato.
Cozinha Show: Dona Sônia aprovou a Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz e sua Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz preparando o seu prato. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz mostrando o molho de sua Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das Comunidades
“A gastronomia é para todos!”, destaca o Chef Vagner Luiz. O chef ficou emocionado ao ver o interesse do público, especialmente das pessoas mais velhas e curiosas, que perguntavam sobre o prato que ele preparou. Ele ficou surpreso com a receptividade das pessoas, que queriam aprender e reproduzir as receitas em casa. Além disso, o chef oferece aulas no Projeto Crescer IDM e é idealizador do Jaca Cozinha, mostrando na prática a forma mais acessível e com ingredientes mais baratos de fazer comidas gostosas, sem perder a qualidade.
“Mais do que uma aula de culinária, é um palco onde a favela é protagonista. A Cozinha Show chega como um espaço de aceleração, formação e visibilidade. Um marco para a gastronomia das periferias”, destaca Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades e idealizador do evento.
Foto: Hectos Santos
A Favela Gastronômica, na 2ª edição, apresenta pela primeira vez – Cozinha Show – que acontece nos dias 12 e 13 de abril, na Praça de Inhaúma, Zona Norte carioca, com entrada gratuita e muitas atividades para toda a família. Não fique de fora! Amanhã tem mais!
Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.