Produção: Nathália da Silva
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, esteve no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, na manhã desta quinta-feira (3), para falar sobre a retomada do Teleférico do Alemão. Durante o evento, realizado na estação da comunidade, Castro afirmou que a entrega do sistema de transporte acontecerá até o final do ano.
“Já foi pago pelo Estado 105 milhões de reais só em cabos. E tem mais em torno de 5 milhões para toda a questão de instalação, teste, implantação, que já vai ser pago agora também, ao longo dos dois próximos meses”, declarou o governador. Segundo ele, uma empresa especializada já está sendo contratada para a instalação dos sete quilômetros de cabos necessários para a reativação do teleférico. Além disso, a entrega das estações está prevista para maio deste ano. “São sete meses só de instalação de cabos. Ainda temos que fazer testes e tudo. As obras físicas das estações vão estar todas prontas mês que vem. Isso aí é a garantia nossa”, afirmou.
O ativista e CEO do Voz das Comunidades, Rene Silva, também estava no evento e reforçou a importância da reativação do teleférico para os moradores. “É algo que a comunidade está esperando há muito tempo. A nossa grande expectativa com a volta do teleférico é que essas salas, esses espaços que têm aqui dentro, possam ser ocupados com atividades culturais e sociais para a comunidade”, disse.


Volta do teleférico é esperada há muito tempo
O Teleférico do Complexo do Alemão nunca deixou de ser pauta do Voz das Comunidades. Inaugurado em 2011, o modal atendia toda a comunidade do CPX, distribuindo entre seis estações: Morro do Adeus, Bonsucesso, Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé, Palmeiras. O serviço foi encerrado em 2016 e desde então, obras de revitalização estão em processo, entretanto, a demora na conclusão tem incomodado moradores que utilizavam o serviço.

Além do transporte, as estações serviam como base para atividades culturais e serviços para a comunidade. Com a obra parada, esses serviços acabaram sendo encerrados.
Enquanto a obra do Complexo do Alemão permanecia parada, o Teleférico da Providencia, após oito anos, voltou a operar. Administrado pela Prefeitura do Rio, o teleférico da Providencia é dividido em estações, que ligam a Central do Brasil, o próprio Morro da Providência e a região da Gamboa, próximo à Cidade do Samba.