Os moradores de favelas que curtem um fast-food certamente estão ansiosos pelo dia 28, data em que se comemora o “Dia Mundial do Hambúrguer”. O sanduíche que é popular no mundo todo é o prato principal do “Garagem Lanches”, um empreendimento iniciado em 2015 no Complexo do Alemão, que foi a saída para a moradora Natália Rodrigues mudar o rumo da sua vida profissional.
Muito mais do que um lanche, o hambúrguer foi a solução encontrada por Natália para iniciar um seu empreendimento na localidade da Sabino. Aos 38 anos, a moradora relata que o negócio, que começou com uma chapa e uma fritadeira emprestada, se tornou a principal fonte de renda da sua família.
“Eu amo trabalhar com o que eu faço, empreender, mesmo que seja difícil. A vida do empreendedor não é fácil. Mas eu vi uma oportunidade de mudar um pouco a minha vida, mudar um pouco a história das minhas filhas vendendo esses hambúrgueres artesanais. Mudar a minha vida de não precisar trabalhar para ninguém, trabalhar para mim mesma”, conta.
Como descrito pela empreendedora, o carro-chefe da Garagem Lanche é a produção de hambúrgueres artesanais. Fugindo um pouco da prática dos sanduíches do estilo “podrão”, que são populares na favela, o Garagem oferece uma confecção estilizada dos lanches oferecidos, que chegam a 16 no cardápio.
“Fui experimentando combinações em casa e fui colocando em prática, vendo o que combinava mais com o que. Coloquei no cardápio e o pessoal gostou. Temos um modo de preparar as coisas. Os molhos são artesanais. É a gente mesmo que produz. Então, isso é um diferencial”, explica.
Natália relata que o Complexo do Alemão é uma favela que consome muitos hambúrgueres e o final de semana é o ponto auge das vendas na comunidade.
“Fim de semana a gente faz em torno de uns 360 pedidos, mais ou menos 120 pedidos por dia, 80% dos meus clientes são aqui de dentro do CPX”, afirma.
Mesmo com o bom momento do empreendimento, a proprietária do Garagem Lanches ressalta que os sonhos aumentam conforme a fome dos clientes.
“Tenho muitos sonhos e metas. Eu pretendo industrializar minha cozinha, que é uma coisa que é muito importante pra gente que trabalha com alimento. A gente tem o sonho de virar uma hamburgueria instagramável, onde as pessoas, além de comer o nosso hambúrguer, possam tirar fotos e se sintam confortáveis”, completa Natália.Bateu uma fome? Pode estacionar a barriga no Garagem Lanches, que fica localizada na Estrada do Itararé, n°480. Funciona de domingo a domingo a partir das 19h, com serviço de delivery. Para mais informações basta entrar em contato através do Instagram @agaragemdolanche.