O Mariellas é um time de futebol feminino do Complexo da Maré, que visa promover a saúde física e mental através dos treinos e partidas realizadas às segundas e quartas, das 20h às 22h, na Vila Olímpica da Maré. A equipe é composta por atletas iniciantes, profissionais do futebol feminino, adolescentes, mães e pessoas que querem jogar uma boa partida de futebol.
Antes de obter o apoio da Vila Olímpica, o Mariellas precisou conquistar seu espaço no pontilhão, um ambiente majoritariamente masculino. Camyla Chrispim, uma das atletas do time e moradora da Maré, destaca a importância de um time feminino na favela: “O Mariellas nos tira da realidade em que vivemos, na qual somos inferiorizadas a todo momento em espaços compartilhados com meninos/homens. Não somos as últimas a serem escolhidas na divisão de times. Não temos que ouvir piadas que nos diminuem quando erramos um passe ou um chute.” Para que o futebol feminino continue a se desenvolver, é necessário apoio dentro e fora de campo. Isso inclui a criação de políticas públicas e incentivo financeiro, igual ao que é aplicado ao futebol masculino.
Campanha “Adote um Pé”
Ser mulher e jogar futebol traz desafios adicionais. Embora a quadra seja um espaço público, ela é dominada por homens, e faltam equipamentos essenciais como bola e chuteira. Para enfrentar essas dificuldades, o time criou a campanha “Adote um Pé” que visa arrecadar fundos para equipar as atletas com chuteiras e outros itens necessários. As doações podem ser feitas para o Pix: [email protected].
A história do Mariellas é um exemplo inspirador de resistência e empoderamento feminino. A equipe não apenas promove o esporte, mas também desafia estereótipos e luta por igualdade de gênero nas favelas.
Produção e texto: Ana Paula Godoi