Complexo do Alemão recebe 1ª Feira Literária Internacional com foco na conexão Brasil-África

Evento promovido pela Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega celebra a literatura afro-brasileira e africana com palestras, autógrafos e apresentações culturais
Foto: Alana Nascimento / Voz das Comunidades

A Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega, localizada no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizará sua 1ª Feira Literária Internacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no dia 16 de setembro, às 18h. Com o tema “Conexão literária Brasil x África”, o evento é aberto ao público e contará com a participação de escritores renomados, como Eliseu Banori, da Guiné-Bissau, e Thatiana Barbosa, autora de “Cartas para Conceição Evaristo”.

O evento terá uma sessão de autógrafos do mais recente livro de Banori, “O cantar do Galo”, além de palestras sobre a importância da literatura afrocentrada na formação de leitores. A programação também inclui apresentações culturais de estudantes e uma peça teatral da Companhia Contra Bando de Teatro, retratando a vida no Complexo do Alemão. A escola faz um chamado público para matrículas na modalidade EJA, reforçando seu compromisso com a luta antirracista e a valorização da literatura negra.

A iniciativa destaca o pioneirismo da escola no uso da literatura como ferramenta de transformação social e educativa. No ano anterior, a unidade realizou uma exposição baseada nos escritos de Carolina Maria de Jesus, e este ano, a Feira Literária busca aprofundar ainda mais essa conexão literária e cultural entre Brasil e África, contribuindo para a conscientização e o combate ao racismo nas salas de aula e na comunidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]