Ter um bichinho de estimação é o desejo de muita gente, mas no Alemão, essa não é a realidade de todos os tutores, e muitos acabam abandonando seus gatinhos. No Loteamento, uma rua abriga mais de 50 gatos que foram deixados para trás. Hoje, eles sobrevivem graças ao cuidado de moradores que, mesmo com esforço, não conseguem dar conta de tudo: “A ração sai do nosso bolso”, destacou uma moradora que preferiu não se identificar.
O problema se agrava porque, ainda segundo a moradora, muitos dos abandonos acontecem quando as gatas estão prenhas, contribuindo para a superpopulação e dificultando ainda mais os cuidados.

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
Abandono de animais é crime, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98. Quem for flagrado pode ser punido com multa e até prisão.
Ter um pet é assumir um compromisso de longo prazo. Antes de adotar, é importante lembrar que ele precisará de alimentação adequada, consultas veterinárias regulares e vacinas, por isso é necessário ponderar a ideia e ter certeza que é capaz de oferecer cuidados básicos a qualquer animal.
Prefeitura do Rio oferece castração gratuita
Uma gravidez repentina assusta a qualquer um! Por isso, a castração é importante, no entanto, o procedimento vai além do controle de natalidade, é fundamental para evitar a superpopulação de animais e reduzir a propagação de doenças, algumas das quais podem representar riscos também para os humanos.
Se você deseja adotar um pet ou já tem um e precisa castrá-lo, a Prefeitura do Rio oferece castração gratuita. O procedimento pode ser agendado pelo site RJ Pet, e cada pessoa pode cadastrar até três animais por mês, desde que estejam saudáveis e sem sinais de infecção ou parasitas. No dia da cirurgia, o responsável cadastrado deve estar presente.
Se você puder, adote um gato. Eles vão agradecer muito.