Decisão judicial prevê indenização de milhões por danos causados para Nova Holanda, na Maré

A implementação de saneamento básico no território também é uma exigência; ação visa beneficiar cerca de 12 mil moradores
Foto: Matheus Affonso

A Justiça determinou a implementação de saneamento básico na Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, além da indenização de R$360 milhões pelos danos causados ao longo prazo na região. O valor, definido para o Estado, o Município do Rio, a Cedae e a Rio-Águas pagar, deve ser revertido para o Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) e ao Fundo de Conservação Ambiental (FCA).

O Estado e Município são responsáveis pelos recursos necessários para a implementação dos serviços, segundo determinação do Juízo da 16ª Vara de Fazenda Pública da Capital. A sentença foi despachada no dia 14 de março, no âmbito de uma ação ajuizada em 2018 pela 4ª Promotoria de Meio Ambiente, que teve como causa, a ausência de infraestrutura básica na comunidade.

A decisão tem o potencial de beneficiar diretamente a qualidade de vida dos 12 mil moradores da comunidade Nova Holanda e, indiretamente, dos 124 mil habitantes da Maré, de acordo com a 4ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Capital. As empresas ainda podem recorrer da decisão.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]