A importância das Associações de moradores nas favelas

O objetivo principal de uma associação é reivindicar os direitos dos moradores, buscar serviços públicos e sugerir propostas junto a representantes dos poderes públicos municipais e estaduais.
Complexo do Alemão - Foto: Renato Moura
Complexo do Alemão - Foto: Renato Moura

As associações de moradores foram criadas como forma de zelar pelo bem estar de uma localidade. Com uma organização bem estruturada, é possível dar assistência às famílias tendo contato direto com órgãos públicos e empresas.

O objetivo principal de uma associação é reivindicar os direitos dos moradores, buscar serviços públicos e sugerir propostas junto a representantes dos poderes públicos municipais e estaduais, como prefeitura, governo do estado, secretarias, vereadores, deputados. E, no cenário das favelas, as associações têm um papel mais importante ainda, porque é preciso lutar a favor do morador, buscar recursos e serviços básicos que estes moradores muitas vezes não têm acesso.

A moradora do Complexo do Alemão Vilma Ribeiro define bem a importância das associações de moradores: “é onde a gente resolve as questões da localidade, é o meio de comunicação entre nós moradores e os órgãos que deveriam estar nos atendendo. Quando o presidente exerce bem a sua função em prol da população, o serviço anda”.

Vilma Ribeiro

Renato dos Santos, presidente da Associação de Moradores da Alvorada, no Complexo do Alemão, descreve os desafios e a responsabilidades de liderar uma associação: “ao assumir essa posição é preciso saber que terá que resolver muitos problemas. Outra coisa, um presidente não é nada sem os moradores e além disso precisa gostar, ter amor no que faz. É uma luta pela dignidade da comunidade

Projeto social na Vila Vintém vende camisas e reverte valor em doação para famílias da comunidade

Renato dos Santos

A união de moradores e associações é importante para o bem estar de uma comunidade. Assim como é de enorme importância que cada vez mais as associações consigam trazer benefícios, assistência, e junto com os moradores construam um lugar melhor para o convívio de todos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]