Pesquisar
Close this search box.

Festival InspirAÇÕES promove cultura e arte na Zona Norte do Rio

Evento realizado pelo Observatório de Favelas reúne atividades gratuitas para crianças e adultos nos dias 12 e 13 de outubro, no Parque Ary Barroso
Foto: divulgação.

A segunda edição do festival InspirAÇÕES promete agitar a Zona Norte do Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de outubro, com uma programação gratuita que vai ocupar o Parque Ary Barroso, na Penha, das 10h às 16h. Organizado pelo Observatório de Favelas, o evento tem curadoria dos coletivos Slam Sereno e Raízes em Movimento, e busca valorizar a cultura local, destacando artistas e projetos dos Conjuntos de Favelas da Penha e do Alemão.

A proposta do festival é proporcionar um final de semana multicultural acessível para todas as idades, com atividades que misturam arte, educação, sustentabilidade e inclusão. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, Itaú Unibanco e Instituto Cultural Vale, reforçando a importância da união entre entidades públicas e privadas para promover a cultura nas periferias.

Entre os destaques da programação estão as Oficinas de Plantio e Sustentabilidade, que visam conscientizar o público sobre a importância do meio ambiente e práticas sustentáveis no cotidiano. As oficinas terão a participação de especialistas como Yuri Zion, que trará seu conhecimento sobre o tema e compartilhará dicas para o público aplicar em suas próprias comunidades.

A cultura juvenil também terá um papel importante no festival, com batalhas de dança, como as de TikTok e Breaking, promovidas pela Cia. Passinho Carioca e o grupo The Street Flow. Essas apresentações prometem movimentar a cena do hip-hop e o cenário das batalhas de dança nas favelas, atraindo jovens e criando um espaço de expressão artística através da dança.

Além das oficinas e batalhas, o festival oferece uma programação repleta de shows e performances. Um dos momentos mais aguardados será a apresentação promovida pelo Slam Laje, que apresentará um show em três atos com poesia, música e uma batalha de TikTok, trazendo muito agito para o encerramento do primeiro dia de festival.

Todas as atividades contarão com tradução em Libras, tornando o evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, haverá uma oficina introdutória de Libras e rodas de conversa sobre temas importantes como acessibilidade e justiça ambiental, buscando conscientizar e engajar o público sobre a importância desses temas no contexto social.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibomgrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]