Moradores convivem com faltas de luz constantes na Zona Norte do Rio

Enfrentar o calor extremo sem energia são as principais reclamações dos moradores
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

As ocorrências de faltas de luz constantes voltaram à assombrar moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro, sobretudo nas favelas. Na última segunda-feira (15), já estava faltando energia na Ilha do Governador entre o meio da tarde e início da noite. Na terça, a falta de luz atingiu outras comunidades como Morro dos Macacos, Complexo do Chapadão e Cascatinha, na Penha. O Jacarezinho também enfrentava falta de energia.

Sem luz… E com o calor, fica ainda mais difícil

A ‘delícia do verão’ cantada por Marina Sena vem se tornando uma dor de cabeça para enfrentar as altas temperaturas, principalmente pela falta de energia. Na noite da terça-feira, a cidade registrava 30ºC por volta das 23h e, sem energia, “está terrível para dormir”, relataram moradores nas redes sociais.

Cadê a Light?

O Voz das Comunidades entrou em contato com a Light para verificar a situação relatada por moradores, mas a concessionária não respondeu o contato. Contudo, ao conceder entrevista à CBN Rio na manhã desta quarta-feira, o presidente da Light, Carlos Vinicius de Sá Roriz, comentou as quedas de energia.

  • Sobre as quedas de energia na Ilha do Governador, o presidente da concessionária comentou que a região é alimentada por duas alimentadoras, sendo uma principal e outra de contingência e ambas estão passando por falhas. Ele afirmou que uma equipe foi até o local verificar o problema e identificou que será necessário a substituição de uma série das fases que alimentam a ilha. O problema foi identificado em 2023. O presidente afirmou que concessionária já trabalha na resolução do problema.
  • Questionado se a Light ressarcirá pessoas que perderam algum eletrônico ou eletrodoméstico dentro de casa, Vinicius afirmou que “tudo que for feito dentro da regra regulatória e que cobre esse tipo de situação, a Light vai fazer”.
  • O presidente da concessionária pediu ajuda da comunidade, “de usar a energia de forma consciente”.

Confira a entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (17):

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]