Voz das Comunidades é selecionado para o “Profissão Repórter”
Duas duplas do Voz das Comunidades foram selecionadas para participar de uma imersão nos Estúdios Globo em São Paulo, para acompanhar por uma semana a rotina do programa “Profissão Repórter”. Roberta Meireles e Tiago Bastos, da equipe de produção e Betinho Casas Novas e Maria Morganti, do jornalismo, venceram após produzirem duas das dez melhores reportagens do Globo Lab, laboratório de ideias da emissora, com mais de mil participantes de cinco capitais do País.
Segundo o site do “Globo Universidade”, realizadora do projeto que está em sua terceira edição, foram enviadas ao todo 70 videorreportagens. A proposta do projeto, passada em um encontro de profissionais do “Profissão Repórter” com um grupo de integrantes do Voz das Comunidades, na sede da Globo no Rio de Janeiro, era estimular reportagens inovadoras com tema livre e duração máxima de cinco minutos.
Roberta e Tiago fizeram o trabalho “Tá na Régua ou não tá?”, falando sobre as barbearias de rua e a famosa Barber Shop no Complexo do Alemão. Já Maria e Betinho investiram na abordagem de uma pesquisa sobre como é a “Economia da Favela” e mergulharam nos costumes de compra do favelado.
Para comunicar a vitória, a emoção foi garantida. Ninguém mais ninguém menos que Caco Barcellos, mito do jornalismo, que fez a ligação. “Tô tremendo de nervoso”, desabafou Roberta minutos após receber a notícia. Com Betinho não foi diferente. “É o Caco Barcellos de verdade?”, perguntou. O vídeo desse momento está no perfil do facebook do programa e as matérias produzidas por todas as duplas serão exibidas no site do “Profissão Repórter” ao fim do processo.