A cidade do Rio de Janeiro atingiu o estágio 2 de atenção por conta das fortes chuvas. Nestes momentos, os territórios mais afetados são as favelas e periferias. E mais uma vez moradores sofreram com enchentes. De acordo com o Coletivo Fala Akari, algumas residências que já foram impactadas com enchentes antes, vivenciaram este trauma novamente.
Como forma de ajudar os moradores, a Associação de Moradores de Acari funcionou em formato de plantão para oferecer o suporte necessário. O Coletivo Fala Akari ofereceu informações sobre as ruas alagadas em tempo real e recomendações para segurança para a população.
O Parque Colúmbia, bairro vizinho de Acari, também sofreu com alagamentos. Um vídeo mostra um homem com água na altura do pescoço. Ele circulava para tirar a família da área de risco. Essa não é a primeira vez que estes territórios sofrem com enchentes. Em janeiro de 2024, muitas famílias perderam todos os bens materiais por conta das chuvas. Além das 12 mortes que ocorreram no estado durante este período. Em janeiro deste ano, o Voz das Comunidades fez uma reportagem especial para entender como estava a situação das famílias atualmente.
As enchentes são fruto do descaso e negligência do poder público. A falta de limpeza dos rios, o racismo ambiental, que coloca pessoas negras em áreas mais marginalizadas da cidade, e a ausência de autoridades governamentais fortalecem a continuidade de eventos climáticos extremos que violam o cotidiano de pessoas faveladas.