Fim de semana no Rio tem baile, cinema, dança e festival; confira

Do Baile de Favela das Antigas no MAM, Zona Portuária, Red Bull Rabiscada, no Centro, até o Festival Elas ,Vozes Suburbanas", na Zona Oeste
Foto: Reprodução

O final de semana promete movimentação cultural no Rio de Janeiro, com eventos que exaltam a cultura das favelas e das periferias.

No sábado (22), o Museu de Arte Moderna (MAM) será palco do Baile de Favela das Antigas, trazendo hits do funk que marcaram época e resgatando a energia dos tradicionais bailes. O evento acontece das 11h as 18h30.

Também no dia 22, o Galpão Bela Maré exibe o curta “Cordão de Prata”, premiado internacionalmente. Produzido pelo coletivo periférico Por Que Não? Filmes, o filme mistura terror e realismo fantástico para resgatar memórias ancestrais e denunciar violências históricas contra a população negra no Brasil. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Getúlio Ribeiro sobre cinema independente e produções periféricas.

Foto: Divulgação

No Morro do Santo Amaro, a inauguração da nova pista de skate será celebrada com um dia inteiro de programação especial promovida pelo Instituto Ademafia. A partir das 9h, o evento terá aula de skate, campeonato de melhor manobra, competições valendo prêmios, exibição de vídeos e show surpresa.

Já na Zona Oeste, o Festival “Elas, Vozes Suburbanas” ocupa o Parque Oeste, em Inhoaíba, nos dias 21 e 22, destacando a arte e a militância de mulheres periféricas. Com mais de 50 artistas, a programação inclui apresentações de música, dança, teatro, circo, feiras de artesanato e rodas de conversa sobre a trajetória feminina na cultura suburbana.

E no domingo (24), a partir das 18h, o Circo Voador recebe o Red Bull Rabiscada, competição que celebra o passinho, destacando talentos da dança carioca.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]