Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Na localidade da Jaqueira, no Morro do Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, moradores ainda vivem as consequências das fortes chuvas que atingiram a comunidade em fevereiro de 2019. Vale lembrar que ocorreu um deslizamento de pedras atingindo várias casas da região e uma mulher morreu.
Ainda hoje, as famílias que moram no território temem novas tragédias. Segundo moradores, passar no caminho da Jaqueira para a rua Três está ficando cada vez mais perigoso, porque a estrutura da ponte está afundando e as sustentações não estão firmes.
O que está acontecendo na Jaqueira vai além de um problema de estrutura, é também uma questão ambiental, já que o ambiente é o lugar de moradia de todas as pessoas. Contudo, cuidar do meio ambiente não depende apenas de moradores, é responsabilidade do poder público para evitar riscos, tragédias, prejuízos e traumas.
Em vista disso, questionamos a Defesa Civil e o órgão informou que enviou uma equipe na Jaqueira para realizar vistorias. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) constatou que há danos estruturais na área e disse que “um relatório será enviado para apuração e verificação da necessidade de intervenções no local pelos órgãos da Prefeitura do Rio”.