A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação assina nessa quinta-feira, 13/03, um convênio com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para ofertar cursos de formação inicial e continuada na Nave do Conhecimento Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A parceria permitirá que, a partir de abril, sejam abertas turmas para os cursos de Assistente Administrativo e Organizador de Eventos no local.
A iniciativa busca atender a uma demanda da comunidade por maior acesso à educação profissional e tecnológica. “A chegada do IFRJ ao Alemão atende a uma demanda histórica do Fórum Plano de Ação Popular do Alemão, um movimento da comunidade que reivindica maior acesso à educação profissional e tecnológica. Essa parceria permitirá que cursos da Nave do Conhecimento sejam certificados pelo IFRJ, além disso, vai ao encontro ao projeto das Naves do Conhecimento de qualificar jovens do Alemão para o mundo da tecnologia”, afirma Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Enquanto os cursos ocorrem na Nave do Conhecimento, o campus definitivo do IFRJ no Alemão segue em construção. Com investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal, a nova unidade deve ser entregue em dezembro deste ano. O campus terá 12,7 mil m² de área e capacidade para atender até 1,4 mil estudantes. O terreno foi doado pela Prefeitura do Rio.