Durante evento de lançamento da segunda edição do Pista, na Rocinha nesta terça-feira (8), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a construção de uma maternidade dentro da própria comunidade. A nova unidade de saúde será instalada em um dos andares de um empreendimento em construção, fruto de uma articulação do governo estadual com os responsáveis pela obra.
“A questão da maternidade é uma dívida minha (…) A gente teve a oportunidade de procurar as pessoas do empreendimento e separar um dos andares para ser maternidade. Isso vai ser importantíssimo para a comunidade, para as mães, para as mulheres da comunidade terem um lugar para ir, não precisar mais pegar Uber, táxi, van, para ir ou para outros hospitais como Miguel Couto ou Lourenço Jorge”, afirmou o governador durante a solenidade.
A maternidade será a primeira instalada na Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina. Segundo Castro, a proposta é garantir que as moradoras da comunidade tenham acesso a um espaço de qualidade, perto de casa, para realizar partos com segurança. “O filho de uma mãe da Rocinha vai poder nascer em segurança na própria comunidade. E a Rocinha agradece”, finalizou o governador.