Cozinha Show no Favela Gastronômica 2025. Foto: Vitória Corrêia/Voz das Comunidades
Lotação máxima dentro do Cozinha Show! Neste sábado, primeiro dia da Favela Gastronômica 2025, quatro chefs experientes e os pratos deliciosos encantaram o público, com degustações e preparações ao vivo. O evento, gratuito e idealizado pela ONG Voz das Comunidades, acontece no coração da Zona Norte, na Praça de Inhaúma.
Com a curadoria do professor Breno Cruz, idealizador do projeto Pretonomia, Projeto de Extensão da UFRJ, o Cozinha Show trouxe oito chefs renomados, que, além de compartilharem suas receitas e técnicas, contaram com o auxílio de seis ajudantes para preparar os pratos ao vivo, criando um verdadeiro espetáculo gastronômico. Cada turma tem 40 pessoas, onde é possível aprender, provar e vivenciar a potência da cozinha como ferramenta de transformação. Entre os destaques do primeiro dia do evento estãos os nomes como: Katia Barbosa, Regina Tchelly , Vagner Luiz eBia Quitutes.
Breno Cruz, fundador e professor do Pretonomia, destaca a importância de dois aspectos do Cozinha Show. O primeiro é a questão de gênero, pois as cozinhas profissionais são majoritariamente compostas por homens, e ele acredita ser fundamental incluir seis mulheres em um time de oito chefs, valorizando a presença feminina e o empreendedorismo das mulheres nas favelas. O segundo aspecto é a presença de ex-alunas do Pretonomia, reforçando o compromisso com a formação e o crescimento dessas profissionais.
Breno Cruz, fundador e idealizador do Pretonomia e também, curador do Cozinha Show. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
Hora de Comer
Os cria da Zona Norte do Rio representaram no Cozinha Show! Katia Barbosa, natural de Ramos e o Vagner Luiz, natural do Jacarezinho, brilharam com seus pratos. A chef Katia trouxe o Arroz Maria Isabel, com muita história e memória sertaneja. Enquanto Vagner Luiz levou a Moqueca do Seu Zé em homenagem ao seu avô.
“O famoso Bolinho de Feijoada é cara de pau!”, brinca a chef ao falar sobre seu prato, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Katia levou à aula bom humor e destacou que o mais importante para ela é o impacto que teve na vida das pessoas, inspirando-as a viver de sua culinária. A sensação de pertencimento e o orgulho de ser da comunidade foram fundamentais em sua trajetória. E ela acredita que as pessoas devem valorizar suas origens como fonte de força e identidade.
E deixou um recado. “Vem com verdade, vem com dedicação, vem com coragem, vem com potência, vem com história, vem com memória, que tem lugar para você nesse mundo louco“, incentiva a chef Katia Barbosa.
Anselmo Almeida é agente de saúde, de 41 anos, e diz que é fã da Katia Barbosa. “Então, quando me falaram que ia ter o workshop dela, eu já catei minha mãe e vim. E ela [Katia Barbosa] me fez gostar de arroz parbolizado, e agora, eu vou fazer essa receita que ela deu hoje“, complementa Anselmo que assistiu o Cozinha Show.
Cozinha Show: A chef Katia Barbosa e o Arroz Maria Isabel. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das ComunidadesCozinha Show: A chef Katia Barbosa e o chef Breno Cruz. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das ComunidadesCozinha Show: Anselmo Almeida assistiu a receita do Arroz Maria Isabel. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
O chef Vagner Luiz revela que a grande curiosidade de seu prato é o caju. O ingrediente que era usado por seu avô dentro da cachaça, e agora, se apresenta como parte da Moqueca do Seu Zé com um gosto mais adocicado. A Dona Sônia Regina Gonçalves, de 72 anos, nascida e criada no Morro do Urubu em Pilares, Zona Norte da cidade, compartilha que a experiência de estar no evento é nova e inesquecível. Por ser grátis, é melhor ainda, ao ver uma figura premiada e reconhecida, especialmente por valorizar sua cor. “Essa moqueca tá muito boa. De comer chorando, ou melhor, comer rezando”, conta a Dona Sônia ao desgutar o prato.
Cozinha Show: Dona Sônia aprovou a Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz e sua Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz preparando o seu prato. Foto: Vitória Corrêia/Voz das ComunidadesCozinha Show: O chef Vagner Luiz mostrando o molho de sua Moqueca do Seu Zé. Foto: Vitória Corrêia/Voz das Comunidades
“A gastronomia é para todos!”, destaca o Chef Vagner Luiz. O chef ficou emocionado ao ver o interesse do público, especialmente das pessoas mais velhas e curiosas, que perguntavam sobre o prato que ele preparou. Ele ficou surpreso com a receptividade das pessoas, que queriam aprender e reproduzir as receitas em casa. Além disso, o chef oferece aulas no Projeto Crescer IDM e é idealizador do Jaca Cozinha, mostrando na prática a forma mais acessível e com ingredientes mais baratos de fazer comidas gostosas, sem perder a qualidade.
“Mais do que uma aula de culinária, é um palco onde a favela é protagonista. A Cozinha Show chega como um espaço de aceleração, formação e visibilidade. Um marco para a gastronomia das periferias”, destaca Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades e idealizador do evento.
Foto: Hectos Santos
A Favela Gastronômica, na 2ª edição, apresenta pela primeira vez – Cozinha Show – que acontece nos dias 12 e 13 de abril, na Praça de Inhaúma, Zona Norte carioca, com entrada gratuita e muitas atividades para toda a família. Não fique de fora! Amanhã tem mais!