O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente no Hospital Federal de Bonsucesso, nesta quinta-feira (06). A cerimonia acontece por conta da entrega da nova emergência do hospital, que ficou parada por cinco anos. A formalidade contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A reabertura faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, promovido pelo governo federal para melhorar o atendimento à população e reduzir filas no sistema de saúde. O Hospital Federal de Bonsucesso agora conta com 218 leitos reabertos e uma emergência que, após cinco anos fechada, volta a funcionar, com capacidade para atender até 700 pessoas por mês.
Durante a cerimônia de reabertura, a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, destacou. “O hospital de Bonsucesso renasce hoje. Renasce para ser um hospital de excelência para o Rio de Janeiro.” Ela também ressaltou as novas conquistas, como “423 leitos operantes, setor de transplante renal, setor de cardiologia. O hospital será referência de acesso a especialistas para tratamento de cânceres.”

Foto: Uendell Vinícius/Voz das Comunidades
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o direito da população à saúde digna. “Todo mundo tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade”. Lula também reforçou a importância da gestão especializada nos hospitais. “Quem tem que mandar nos hospitais são os especialistas da saúde.”
A unidade também foi equipada com um novo Centro de Diagnóstico e um centro cirúrgico, além da reabertura do Centro de Imagem, proporcionando mais qualidade e agilidade nos atendimentos à população. O governo federal garante que continuará investindo na melhoria dos hospitais federais, com um aporte de R$ 263,7 milhões no Hospital de Bonsucesso, sendo R$ 218,29 milhões destinados para 2025. Essas melhorias visam expandir o atendimento médico e otimizar os serviços oferecidos à comunidade.
Texto: Larissa Xavier
Produção: Rafael Costa
Fotos: Uendell Vinicius