Produção: Larissa Xavier
Na noite de sábado (14), a quadrilha Bombocado deu um verdadeiro show de tradição, cultura popular e emoção durante o Arraiá do Alemão. Fundado em 4 de julho de 1970, o grupo é a terceira quadrilha mais antiga do Rio de Janeiro e levou ao palco um espetáculo especial em homenagem aos bonecos de barro do artesão pernambucano Mestre Vitalino, misturando elementos da cultura nordestina com a energia do subúrbio carioca.
“Estamos preparando um grande espetáculo mesclando coisas do Nordeste com coisas do Rio. Vamos falar dos bonecos de Mestre Vitalino e fazer uma belíssima apresentação”, adiantou Mauro Lima, representante da Bombocado, antes da performance. Mauro destacou ainda a importância de manter viva essa tradição junina, especialmente dentro das comunidades: “Nós somos do Cachambi, mas temos várias comunidades ao nosso redor. Manter essa chama do São João acesa é essencial.”


Após a apresentação, Camila Dias, que representou Morgana, personagem que defendeu os bonecos de Vitalino, celebrou o sucesso. “Foi maravilhoso. A expectativa foi superada, o público foi incrível, todo mundo muito educado, a recepção dos organizadores foi maravilhosa. Foi grandioso, foi ótimo.” E garantiu que a Bombocado estará de volta nos próximos anos: “Com certeza. Todo ano que tiver, a gente tá aqui de novo.”