O Arraiá do Alemão 2025 marcou a estreia de rua da Quadrilha Junina VLA, com o espetáculo “O Conto das Águas”, que levou ao público uma experiência visual sobre a importância e os mistérios que envolvem esse elemento primordial para a vida. Fundada em 2017 por jovens da Grota, no Complexo do Alemão, a Junina Vlá surgiu com a missão de resgatar a tradição junina na região de Ramos, onde a cultura das quadrilhas estava quase extinta.

Sob a direção e coreografia de Danilo Faria, 34 anos, um dos idealizadores do grupo, a quadrilha levou cerca de 15 pares para a Praça Inhaúma, que encantaram o público com figurinos, efeitos e coreografias que abordam tanto a beleza quanto os desafios trazidos pela água da vida que ela gera à destruição provocada por fenômenos naturais como enchentes e tsunamis. “É um espetáculo visual mesmo. A gente quer provocar emoção e reflexão”, explica Danilo.


Com temas autorais desde sua estreia em 2018, quando homenagearam a história da Xuxa, a quadrilha Junina Vlá vem se consolidando no cenário junino como um grupo que une arte, crítica e resistência cultural. A emoção da apresentação no Arraiá foi compartilhada pelos integrantes, que, segundo Danilo, carregam na dança o suor, o sacrifício e o amor por manter viva a cultura junina e nordestina na comunidade do Complexo do Alemão.