Mais uma vez, moradores de favelas do Rio são acordados com barulhos de tiros. Mais de 9 favelas do Rio amanheceram com operações policiais. Com isso, a rotina dos moradores fica completamente alterada. Com a recente volta às aulas, alunos de diferentes escolas não tiveram aula por conta do confronto.
A Secretaria Municipal de Educação informou que, na região do Complexo da Penha, 10 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. Já na Vila do Pinheiro, na região do Complexo da Maré, cinco unidades escolares foram impactadas. Ainda não há informações sobre as outras favelas impactadas por operações.
As Clínicas da Família também foram afetadas. No momento, a Clínica da Família Felippe Cardoso mantém o atendimento à população nesta sexta-feira (21). Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas. Já as clínicas da família Augusto Boal, Adib Janete e Ana Maria Conceição dos Santos Correia suspenderam o início do funcionamento e agora avaliam a possibilidade da abertura.