‘O meu molho hoje é estar ensinando para vocês’; confira o que rolou no 2º dia de Cozinha Show, no Favela Gastronômica

O evento reuniu chefs renomados que ensinaram pratos para o público presente no Favela Gastronômica.
Foto: @whoisana / Voz das Comunidades

O segundo dia do Favela Gastronômica recebeu quatro chefs no ‘Cozinha Show’, um espaço criado para ensinar ao público presente pratos deliciosos.

O chef que abriu o dia de receitas foi Gabriel Nigro, nascido em São Paulo e erradicado no subúrbio carioca. Gabriel é um Criador de Conteúdo Apetitoso que ensina como um Chef de Cozinha pode deixar suas receitas do dia-a-dia mais práticas cabendo dentro de todos os bolsos.

Ele conta que fugiu das grandes cozinhas para ganhar a internet e atualmente seu foco está na criação de conteúdo para redes sociais, tendo trabalhado com empresas como Coca-Cola, Globoplay, Heinz e Forneria Original. No Cozinha Show, o chef ensinou a preparar 3 clássicos, mostarda do zero, ketchup e maionese, molhos que acompanham os lanches cariocas por aí e todos os truques e macetes de um Chef de Cozinha para o público também aprender a dar o seu toque e inovar na sua receita!

“Eu sempre gostei da educação na cozinha. De conseguir chegar até as pessoas. E mostrar que com pequenas mudanças, coisas simples e bem baratas, a gente consegue um tempero diferente, especial e bem gostoso”, conta Gabriel. 

Carla Calixto chegou ensinando um incrível musseline de mandioca com ragu de costela de vinho. A profissional, apaixonada por transformar celebrações em experiências memoráveis, é Gastrônoma, Cerimonialista, Celebrante Social, Mestre de Cerimônias e Assessora de Eventos. Atua há mais de 15 anos à frente do Buffet Carla Calixto Eventos, com um impressionante portfólio de mais de 2.500 eventos realizados. 

Graduanda em Gestão Empresarial pela Universidade Castelo Branco, sua busca constante por excelência levou a chef a integrar a 3ª turma do Projeto Pretonomia — curso de extensão em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade da UFRJ — e a participar de iniciativas como o Festival Gastronomia Preta e o Abrachefs 2024. 

Com trabalhos assinados em espaços de prestígio como a Alerj, Palácio Guanabara, Escola de Guerra do Exército e o Palácio dos Correios, Carla é referência quando o assunto é celebrar com propósito, sofisticação e afeto. E ela mandou o recado durante as aulas: “não desistam do sonho de vocês, pq nessa busca vocês vão descobrir o seu propósito. Falo com sinceridade, sou muito feliz pq quando eu chego na cozinha eu esqueço os meus problemas”, conta a chef. Para Carla, o seu molho hoje é estar dando essa aula para o público presente no Favela Gastronômica. E ela completa, “estou muito feliz”.

Rafaella Nunes, moradora de Inhaúma, conta que ama gastronomia e não poderia perder essa aula. “Eu fui formada pela primeira turma da Pretonomia e hoje já trabalho com gastronomia. E algo muito legal, por conta do que a gente aprende e para onde isso leva a gente”, conta Rafaella, de 39 anos.

A terceira convidada é uma prata da casa. Chef Allana Soares foi a campeã da 1ª edição do Favela Gastronômica, que aconteceu em 2024. E hoje, volta para uma aula super especial, ensinando como preparar o prato vencedor da edição de 2024.

Recebida com muitos aplausos e abraços, Allana comenta, “o Favela Gastronômica, ele muda vidas. Foi a primeira vez que fiz um evento nessa proporção. Então, a partir dali, a gente se entendeu como um buffet de grande porte. E eu tenho um amor por esse evento, porque eu posso levar gastronomia para minha comunidade, para as pessoas conhecerem aquilo que transformou a minha vida.”

Para fechar com chave de ouro, o Chef David foi o último convidado do ‘Cozinha Show’. Com a fama de transformar clássicos em criações modernas e repletas de personalidade, o chef é especialista em cozinha autoral de vanguarda e carrega consigo influências nordestinas e mineiras dos seus ancestrais e tem passagens marcantes no universo da hotelaria, como no grupo Belmond e, atualmente, no Ipanema Inn. Para o ‘Cozinha Show’, ele ensinou o prato arroz de cupim com banana da terra, envolvendo todo o público presente com sua culinária.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]