O final de semana promete movimentação cultural no Rio de Janeiro, com eventos que exaltam a cultura das favelas e das periferias.
No sábado (22), o Museu de Arte Moderna (MAM) será palco do Baile de Favela das Antigas, trazendo hits do funk que marcaram época e resgatando a energia dos tradicionais bailes. O evento acontece das 11h as 18h30.
Também no dia 22, o Galpão Bela Maré exibe o curta “Cordão de Prata”, premiado internacionalmente. Produzido pelo coletivo periférico Por Que Não? Filmes, o filme mistura terror e realismo fantástico para resgatar memórias ancestrais e denunciar violências históricas contra a população negra no Brasil. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Getúlio Ribeiro sobre cinema independente e produções periféricas.
No Morro do Santo Amaro, a inauguração da nova pista de skate será celebrada com um dia inteiro de programação especial promovida pelo Instituto Ademafia. A partir das 9h, o evento terá aula de skate, campeonato de melhor manobra, competições valendo prêmios, exibição de vídeos e show surpresa.
Já na Zona Oeste, o Festival “Elas, Vozes Suburbanas” ocupa o Parque Oeste, em Inhoaíba, nos dias 21 e 22, destacando a arte e a militância de mulheres periféricas. Com mais de 50 artistas, a programação inclui apresentações de música, dança, teatro, circo, feiras de artesanato e rodas de conversa sobre a trajetória feminina na cultura suburbana.
E no domingo (24), a partir das 18h, o Circo Voador recebe o Red Bull Rabiscada, competição que celebra o passinho, destacando talentos da dança carioca.