Uma veio de Realengo e outra de Pilares, não se conheciam e o grande encontro aconteceu no segundo dia do Arraiá do Alemão. Marilene Luciana, de 65 anos, veio acompanhando a filha diretamente da Zona Oeste do Rio e Vitória da Cruz, de 67, veio sozinha de Pilares. Elas se encontraram no evento e selaram uma amizade para a vida toda. “É a primeira vez que estou aqui e já fiz uma amizade que levarei para a vida toda. Está tudo maravilhoso”, conta Marilene.
Os moradores da região também adoram o evento. Lucas Rodrigues, auxiliar administrativo de Engenho da Rainha, conta que eventos como esses são importantes para a comunidade. “A gente sente falta de ter essas opções de lazer. Tomara que o Arraiá aconteça por mais anos também, para poder ter mais opções para a gente. E os moradores locais constantemente convidam amigos de outras regiões para curtir a festa. É o caso de Andressa da Silva, 34 anos, e Pablo Cavalcante, de 38 anos. Ambos são moradores de Inhaúma, onde o Arraiá do Alemão acontece, e frequentam o evento há 2 anos. “Amamos a estrutura. Tudo muito organizado. Todo ano viemos. Traz uma energia boa para o lugar, né? As pessoas ficam felizes e ainda estimula muito os empreendedores locais. A gente acaba conhecendo muita coisa que a gente nem sabia que tinha.”


O casal gosta tanto da festa que até convidou amigos de Niterói para curtir o Arraiá do Alemão. Hanna Silva, de 32 anos, conta que veio ao evento diretamente de Niterói porque já tinha escutado falar muito bem do evento. “Vimos a divulgação na TV, temos familiares que frequentam o evento e a gente ama essa época”. Ela destaca a facilidade de chegar ao local e a organização do evento. “É um arraiá bem legal, um ambiente bem gostoso, super organizado e de fácil acesso.”
Já Emilly Silva, articuladora social de Cavalcanti, conta que é um motivo de prazer estar em um evento como esse. “A gente pensa que o prazer é só pra quem mora na Zona Sul, sendo que não. Podemos também usufruir de tudo, mesmo se você é de casa. É pra aproveitar a comunidade, sabe? E impacta bastante.”