Arraiá do Alemão 2025 está chegando e promete agitar a Praça de Inhaúma com muita cultura, comidas típicas e novidades

Em 2024, o evento gerou mais de meio milhão de reais em movimentação econômica e recebeu um público superior a 40 mil pessoas
Arraia do Alemão vem com novidades este ano. Foto: Hector Santos/Voz das Comunidades

9ª edição do Arraiá do Alemão promete dois dias de festa, cultura, música e comidas típicas na Praça de Inhaúma! Sabemos que é sucesso. E o melhor de tudo, aberto ao público e de graça! Nos dias 14 e 15 de junho, a partir das 13h, a Praça de Inhaúma será palco de um dos eventos mais aguardados do calendário cultural carioca: o Arraiá do Alemão 2025. A grande inovação deste ano, serão as peças teatrais chamada “O Casamento do Alemão e da Misericórdia”, dirigido por Márcio Vieira. Não para por aí, com mais de 25 empreendedores envolvidos nas gastronomias típicas para garantir que geral saia com a barriga cheia, o Arraiá do Alemão oferece um verdadeiro banquete junino. Com destaque para Cassiano Beija-Flor, presente desde a primeira edição do evento. A música será o fio condutor de uma experiência vibrante, marcada pela diversidade de ritmos e pela valorização da identidade cultural.

Valorizar a economia local é essencial para fazer o dinheiro circular entre os próprios moradores. Entre os mais beneficiados estão os empreendedores e os artistas da comunidade. Marcella Melo, coordenadora do Arraiá do Alemão, destaca que a visibilidade proporcionada pela ONG — por meio da cobertura da mídia externa e da divulgação do evento — oferece aos empreendedores a chance de serem reconhecidos em um grande evento, sem custos e com a garantia de um público expressivo e boas oportunidades de lucro. Para os artistas, o evento representa não só palco e reconhecimento, mas também a emoção de se apresentarem em sua própria comunidade, antes e depois do evento ganharem ainda mais destaque.

Tradição e espetáculo com quadrilhas juninas

Um dos pontos altos da festa será a apresentação de quadrilhas juninas, tradição indispensável nas festas dessa época do ano. Este ano, o público poderá assistir as coreografias das quadrilhas Santa Rita, Junina VLA, São Judas e também da consagrada Forrozão Junino, considerada a maior campeã dos campeonatos de festas juninas em 2024.

A curadoria das quadrilhas foi realizada por Ray Menezez, o Raymundão, figura histórica do movimento junino e profundo conhecedor da cultura popular. Com mais de 30 anos de atuação no ramo, Raymundão é cria do Complexo do Alemão e referência na cena das quadrilhas cariocas.

Espetáculo inédito com homenagem à história local

A grande estreia desta edição o espetáculo “O Casamento do Alemão e da Misericórdia” abre oficialmente o Arraiá do Alemão 2025 com uma narrativa que homenageia a história do Complexo do Alemão e da Serra da Misericórdia, através de personagens como Leopoldina (referência à Zona da Leopoldina) e Leonard, o polonês de pele clara que deu origem ao nome “Morro do Alemão” nos anos 1920.

Misturando teatro popular, música ao vivo e elementos da cultura local, a peça conta com um elenco formado por artistas da própria favela, como Ronny Marruda, Fernanda Sabot, NegaWall, Roque e Iago Pires, nomes que representam e fortalecem a cena cultural periférica com autenticidade e potência.

A 9ª edição do Arraiá do Alemão, que acontece nos dias 14 e 15 de junho de 2025 na Praça de Inhaúma, contará com cenografia assinada por Clécio Regis. A ambientação trará espaços temáticos como capela junina, barraca do beijo, “milho instagramável” e uma fogueira cenográfica de cinco metros, criando uma atmosfera imersiva e acolhedora. A entrada é gratuita e o evento começa às 13h, com classificação livre.

Relembre a edição passada

O Arraiá do Alemão, promovido pela ONG Voz das Comunidades nos dias 8 e 9 de junho na Praça de Inhaúma, reuniu cerca de 40 mil pessoas e se firmou como um dos maiores eventos juninos da Zona Norte do Rio. Com shows de Daniela Mercury, Tiee, quadrilhas e atrações locais, a festa celebrou a cultura nordestina e movimentou cerca de R$ 600 mil em vendas, fortalecendo a economia local e promovendo a integração comunitária.

Foto: Hector Santos
Foto: Hector Santos / Voz das Comunidades

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]