Enquanto Igor foi encaminhado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, Thiago Marques, o motorista de app que pilotava a moto, foi preso e levado para a Cadeia de Custódia de Benfica, onde permaneceu detido durante todo o dia. Desde a manhã desta terça-feira (25), familiares se mobilizavam para soltar Thiago, que foi detido sem provas.
Jaqueline Marques, mãe de Thiago, concedeu entrevista ao Voz das Comunidades e relatou o sofrimento da família durante a prisão injusta do filho.
Thiago foi solto no meio da tarde de terça-feira
Por volta das 14h30 desta terça-feira, a família de Thiago recebeu a notícia de que ele seria liberado. Emocionada, Jaqueline expressou sua angústia e alívio. “Foram horas sem comer, sem dormir… Aflita. Mas, graças a Deus, ao advogado e a todos que se mobilizaram, conseguimos a liberdade dele”, disse.

Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades
O advogado de defesa explicou que, ao analisar o processo, ficou evidente a falta de provas contra Thiago. “É uma prova extremamente frágil. O Ministério Público se manifestou contra a prisão, ou seja, não estabeleceu nenhuma liberdade provisória, pois entendeu que não há indícios que justifiquem a detenção”, afirmou.
Ele ainda destacou que a prisão foi baseada em um reconhecimento fotográfico sem qualquer outro elemento probatório, prática que tem sido amplamente questionada por especialistas e organizações de direitos humanos. “Isso se constitui como racismo estrutural na política de segurança pública, que precisa ser enfrentado e corrigido. O caso de Thiago é mais um exemplo de como pessoas negras são frequentemente criminalizadas sem evidências concretas”, concluiu o advogado.

Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades

…Que se emocionou muito com a liberação do filho.
Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades
Libertado, Thiago foi recebido pela família no portão da Cadeia de Custódia de Benfica. Abraçado com amigos e familiares, o piloto de aplicativo falou sobre o caso.