A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (2/6) a vacinação contra a variante JN.1 da covid-19 para idosos com 70 anos ou mais. O imunizante, seguro e eficaz, contribui significativamente para a redução do risco de internações e mortes pela doença. Este é o segundo grupo etário autorizado a receber a vacina, e novos públicos serão contemplados aos poucos, conforme a chegada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar cerca de 200 mil idosos com 70 anos ou mais na cidade do Rio de Janeiro.
“Hoje temos uma situação epidemiológica controlada, com 98% da população carioca vacinada, e é fundamental mantermos essa cobertura. Também começamos a vacinação domiciliar para pessoas acamadas. Quem não pode se deslocar até uma unidade de saúde pode entrar em contato com sua equipe da Saúde da Família, por meio do portal da prefeitura, e agendar a visita”, destacou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Antes desse grupo, já haviam sido vacinados os idosos com 80 anos ou mais e os que vivem em Instituições de Longa Permanência. A vacina está disponível nas 240 unidades da Atenção Primária — como os centros municipais de saúde e clínicas da família — e também no Super Centro Carioca de Vacinação. Este conta com duas unidades: uma em Botafogo – Zona Sul do Rio, aberta todos os dias, das 8h às 22h, e outra no ParkShoppingCampoGrande, Zona Oeste da cidade, funcionando diariamente conforme o horário do shopping.
Além da vacina contra a covid-19, a população também deve se atentar às demais vacinas de campanha, como as contra a gripe (influenza), febre amarela e sarampo. A vacinação contra a influenza está disponível para todos a partir de seis meses de idade. Já as vacinas contra sarampo e febre amarela estão indicadas para quem ainda não foi imunizado ou se enquadra nos critérios definidos pelos profissionais de saúde, especialmente diante de casos recentes em municípios próximos.