Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Moradora do Complexo do Alemão espera por atendimento do SER há quase 3 meses

Diagnosticada com câncer no pulmão e cabeça, por meio das redes sociais Kátia Medeiros, de 56 anos, faz um apelo
(Imagem: Reprodução)

Uma moradora da Nova Brasília, do Complexo do Alemão, se encontra em situação desesperadora com o seu estado de saúde. Kátia Medeiros, de 56 anos, tem câncer no pulmão e na cabeça. Na página do Instagram do Instituto Movimento & Vida, a mulher faz um apelo, relatando suas dificuldades e relata que há quase três meses espera por atendimento.

A fisioterapeuta e psicóloga Mônica Cirne faz o acompanhamento de Kátia e relata as dificuldades da paciente. “Ela tem câncer no pulmão e na cabeça com estágio avançado. Com as minhas orientações, a família já acionou a câmara de litígio, mas nada ainda. Somente eu que estou cuidando dela na área da saúde. Faço fisioterapia motora e respiratória, para tentar promover qualidade de vida à ela.”

Com o acompanhamento de Mônica, Katia realiza sessões de fisioterapia
(Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, Kátia mora com as irmãs fora da comunidade e passa pelos cuidados fisioterapêuticos de Mônica enquanto aguarda atendimento. Ela recebeu retorno do SISREG agendando consulta para o mês de outubro, mas as irmãs de Kátia relataram que ela não tem condições de aguardar.

Segundo o Portal de Transparência SISREG, da Prefeitura do Rio, no início do mês de agosto, havia 175.109 solicitações de pessoas na fila contra as vagas disponibilizadas, que eram de 130.609. O tempo médio de espera para consultas é de 55 dias e o de exames, 35.

A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria de Saúde para verificar a situação de Kátia. Ainda que ela tenha procurado o atendimento pelo SISREG, a secretaria retornou que “A Sra. Kátia Medeiros está inserida no Sistema Estadual de Regulação (SER). A regulação de oncologia é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e as unidades que oferecem a especialidade estão nas redes estadual, federal e universitária. Já há uma consulta para a Sra. Kátia, em cirurgia torácica – oncologia, marcada para o dia 7 de outubro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel.”

Já a Secretaria Estadual de Saúde, informou que a paciente está com consulta agendada para sexta-feira (07/10), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). “A comunicação de confirmação do agendamento ao paciente é realizada pela unidade solicitante.”, finaliza.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]